Últimas Notícias


AS FORMADORAS SE ENCONTRAM

Nos dias 2 a 4 de novembro de 2017, realizamos nosso 4° Encontro de Formadoras da Congregação, na Caa Central das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora, em BH. Tivemos a participação de 33 Irmãs, vindas das várias comunidades da Congregação. Iniciamos a noite com a acolhida da nossa Superiora Geral, Ir. Dazir e com uma dança de entrosamento muito dinâmica, onde expressamos nossa alegria. Em seguinda rezamos o salmo 138, vimos o video do testemunho da Ir. Maria Natalícia, sobre sua história vocacional e formação na Congregação. Depois partilhamos o que mais chamou nossa atenção.   

 

No dia seguinte, iniciamos nas oficinas rezando a história vocacional de cada uma. Aprofundamos os artigos das Constituições, o Capítulo VII, sobre a Formação, na apostila oferecida pelo Padre Rawy, o Diretório Geral nas páginas 27 a 32 e o Documento da Formação. A Ir. Marlene Frinhani nos orientou nestes dias e ressaltou que o nosso foco seria estarmos atentas a observar os Princípios  e Critérios da Formação contidos nos textos e na vivência. Encerramos o dia com a oração entregando ao Senhor as luzes descobertas e confirmadas a partir do estudo e da troca de experiência.

 

A síntese do nosso estudo foi apresentada no outro dia em forma de Teatro, Programa de TV,  Painel-Música-Símbolo. Foi muito criativo, dinâmico e animado, onde pudemos apreciar a riqueza de cada oficina, ressaltando os Princípios e Critérios da Formação. Fizemos memória dos 3 encontros passados e vimos que havia uma sintonia entre os compromissos assumidos com o que descobrimos neste encontro com o aprofundamento das Constituições. 

 

Neste encontro contamos com a assessoria da Equipe dos Estudos das Constituições: Irmãs Joelma  G. de Meneses, LetíciaRodrigues da Silva e Marlene Frinhani, juntamente com a Equipe Central de Formação: Maria das Graças Fernandes, Maria Geralda Rios, Sebastiana P. Pires, Rita de Cássia Silva e Maria Edwiges Teixeira. 

 

Irmãs Maria das Graças Fernandes e Maria Fransinette Ramos 


OUTUBRO, MÊS DE MARIA E DAS MISSÕES EM LUANDA - ANGOLA

Aqui em Luanda o mês de outubro é essencialmente mariano. No dia 08 de outubro celebramos a festa de Nossa Senhora do Rosário na comunidade da qual sou acompanhante espiritual. Fizemos uma linda novena preparatória entitulada “Maria passa à frente”. A participação do povo foi algo admirável, embora tenha sido às 06:30 da manhã a novena foi bem participada. Para o retiro espiritual da comunidade, acontecido no dia 04 de outubro, trabalhei o tema “As virtudes de Maria” desenvolvendo a reflexão sobre 09 virtudes de nossa Senhora. Foi extremamente gratificante partilhar com o povo, mulheres e homens simples, mas cheios de fé e desejo de conhecer mais profundamente sobre a Virgem Maria e as verdades da fé.

Nos dias 21 e 22 de outubro dirigimo-nos em peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Muxima (mãe do coração). “O santuário foi fundado em 1599 pelos portugueses. A palavra muxima significa coração em língua kimbundu. A imagem de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como Nossa Senhora da Muxima é a mais venerada e de maior devoção popular em Angola e em toda a áfrica, recebendo anualmente mais de 1 milhão de peregrinos”.

Seguimos de Luanda em uma caravana de 20 ônibus e micro-ônibus na manhã do dia 21 para visitarmos a casa da Mãe. Chegados lá, fiquei comovida com a fé profunda desse povo, seu diálogo com a Mãe de Deus, seu espírito de sacrifício e amor. O programa foi intenso: rosário, vigília, celebração eucarística, procissão luminosa e muitos cantos. No domingo à tarde retornamos para casa com o coração repleto de paz e de bênçãos.

Para encerrar o mês missionário tivemos uma noite de louvor e uma caminhada rezando o rosário saindo da comunidade Santa Josefina Bakhita rumo à comunidade São Domingos Sávio.

Ir. Mellina Clemente Botelho.

 

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Ibimirim

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Canadá

- Montreal

Angola

- Luanda

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Angra dos Reis

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

  • 02/12/2017

    Aniversário da Congregação: 118 anos
  • 02/12/2017

    Semana de Madre Bernadete 02 a 08 de dezembro
  • 02/12/2017

    Aniversário da Congregação – 117 anos de fundação – Todas as Comunidades.

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência