Últimas Notícias


Encontro da Fraternidade Carmelitas Leigos Madre Bernadete

No dia 09 de março a Fraternidade Madre Bernadete reuniu-se, como de costume, no auditório do Memorial das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, localizado no prédio do Educandário Dom Silvério em Cataguases/MG. Foi o segundo encontro deste ano e teve como tema a vida e as obras de nossa querida fundadora, Madre Maria das Neves.

Tivemos como orientador o professor e historiador Gilmar Moreira, também membro da Fraternidade. Todos puderam, em um clima aconchegante e tranquilo, relembrar a vida daquela que iniciou seu lindo jardim, a Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, da qual a Fraternidade é parte. O palestrante conduziu a reunião compartilhando o conhecimento adquirido com anos de estudo e pesquisas sobre a história da fundadora.

Foi um momento muito enriquecedor onde todos os participantes puderam se encantar e compreender as origens do Congregação. Assim, a exemplo de nossa querida Madre, queremos seguir o caminho de Jesus, vivendo no amor e na fraternidade, com a consciência tranquila, para termos o Céu perto de nós.

Há 118 anos, no dia 8 de março de 1906, as Irmãs Carmelitas da Divina Providência se despediam de Madre Maria das Neves. Sua história de fé e fraternidade está preservada no Memorial Carmelitas da Divina Providência, que funciona no segundo andar do Educandário Dom Silvério, e no oratório dedicado a ela, na Capela do Colégio Carmo.

 

 Simone Siervi e Magno Oliveira

 


Celebração dos 124 Anos da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência

Foi com muita leveza e alegria, que, no último dia 02 de dezembro, o Albergue “Santo Antônio”, de São João Del Rei/MG, foi o centro das comemorações dos 124 da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência.  Irmãs, leigos, colaboradores e amigos, vindos de diversas partes, participaram de uma Celebração Eucarística de Ação de Graças na Capela do Albergue, presidida por Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo de São João Del Rei. Nessa oportunidade, foi celebrado, com toda a Família Carmelitana do Brasil, a abertura do Ano Vocacional Carmelitano.

Na celebração, foi feita a memória de nossa querida Fundadora, Madre Maria das Neves, que, com sua coragem e fidelidade, disse sim ao serviço do Reino, no findar do século XIX. Não foram esquecidas suas companheiras de primeira hora. Um grupo diversificado, porém, de uma forte união em Cristo e fiel aos acontecimentos dos primeiros tempos. Aquela mensagem inicial foi tão forte, que se faz sentir, 124 anos depois, no coração de cada um de nós.

O local para a Ação de Graças não poderia ser mais apropriado, pois o Albergue “Santo Antônio”, fundado em 08 de setembro de 1912, por iniciativa do padre Frei Cândido Wroomans (1868-1937), um religioso holandês da Ordem dos Franciscanos Menores – OFM, com o objetivo inicial de dar socorro os pobres e os desvalidos que perambulavam pelas ruas da cidade. A partir de fevereiro de 1927, já com o nome de Albergue “Santo Antônio”, a entidade passou para a responsabilidade das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, as quais, até hoje, dedicam seus trabalhos em benefício dos internos no albergue, procurando seguir o exemplo de sua Fundadora: “SERVIR A DEUS, AOS POBRES E ENFERMOS.

Após a celebração religiosa, todos nós, junto às Irmãs presentes, participamos de um delicioso almoço de confraternização. Foi tudo muito bom! Momento de darmos graças, e seguirmos firmes nas trilhas de Madre Maria das Neves! Por tudo damos Graças!

 

Gilmar Moreira

Carmelita Leigo da Fraternidade “Madre Bernadete”, em Cataguases/MG

 


Encontro de Espiritualidade

“Jovem, venha beber desta fonte”. Este foi o tema do nosso encontro do dia quinze de novembro, aqui no Noviciado “Nossa Senhora do Carmo”, Viçosa/MG, do qual cinco jovens, da Cidade e vizinhança, puderam participar. O encontro foi preparado e conduzido pela Irmã Gislane Paiva Araújo e as Postulantes Ana Lucia Felício e Izabela Maria da Silva Santos, também, com o apoio de toda a Comunidade formativa.

Com alegria, recebemos as jovens com um café da manhã. Em seguida, iniciamos nosso momento com uma música de acolhida e apresentação. Em conformidade com o Ano Vocacional, cantamos um refrão meditativo, durante uma das meninas levou à frente a vela acesa de Madre Maria das Neves, ao mesmo tempo em que as portas da Capela foram abertas, trazendo a ideia de que, daquele momento em diante, estaríamos nos preparando para adentrar na espiritualidade carmelita.

Dentro da capela, ao redor da fonte e do Monte Carmelo, a exemplo dos primeiros Carmelitas, apresentei às jovens o objetivo do encontro, e trouxe o questionamento para que pudessem expressar o que esperavam viver durante esse dia conosco.

Fundamentada no livro de Frei Carlos Mesters: “Ao redor da fonte”, trouxe um pouco do contexto em que surgiram e viveram os primeiros Carmelitas, como chegaram a Terra Santa, e quais foram seus objetivos, como viviam e se adaptaram à realidade urbana; a presença de Elias e Maria, e como nasceu nossa Congregação, a partir do grande desejo Madre Maria das Neves em se doar e servir a Deus nos pobres e enfermos, e beber desta fonte: a espiritualidade carmelita. No final, cantamos a música: “Este é o nosso ideal”.

Dando continuidade, a Postulante Ana Lúcia conduziu a Lectio Divina com o texto do Evangelho de João, que relata o diálogo de Jesus e a Samaritana no poço. Adiante, fizemos um breve exercício de relaxamento e explicação do método da Leitura orante, para melhor compreensão. Depois da leitura do texto bíblico, as jovens tiveram um tempo de deserto para a interiorização do mesmo e partilha em comum do que rezaram. Em seguida, concluímos nossa manhã, recorrendo ao auxílio de Maria, e elevando a ela a nosso amor com o canto: “Alegra-te ó Maria”.

Na parte da tarde, fizemos uma roda de conversa, para que pudessem perguntar, tirar dúvidas e curiosidades. Foi uma boa oportunidade para partilharmos nossa experiência a partir das inquietações.

E, para fecharmos nosso dia, não poderia faltar um momento de descontração. Além das brincadeiras, danças e músicas, fizemos, também, um caça tesouro bíblico. Foi divertido e desafiante encontrar o baú escondido no jardim. Porém, como recompensa, o tesouro partilhado foi um saquinho com guloseimas, um escapulário e a estampa de um/a santo/a carmelita, para que pudessem ler e conhecer mais sobre sua história de vida. Assim, com um lanche gostoso, concluímos nosso dia de convivência.

Irmã Gislane Paiva Araújo


Juventude e Vida Religiosa Consagrada

No final do mês de setembro e início de outubro, aconteceu, em Belo Horizonte/MG, o terceiro e último encontro do Juninter, com o tema: “Vocação: a missão e a juventude na Vida Religiosa Consagrada”. Esse momento de encontro foi conduzido pelo Doutor Carlos Eduardo Cardoso (Cadu), especialista em juventudes, e teve a participação de, aproximadamente, oitenta junioristas de diferentes congregações e ordens.

Na primeira parte da reflexão do assunto, vimos sobre o contexto histórico, social e eclesiológico que caracterizou os três anos vocacionais no Brasil, realizadas a cada duas décadas. Houve partilhas, provocações e trabalho em grupo, para que pudéssemos aprofundar melhor tema, para sairmos da superficialidade para a consciência mais crítica.

Vimos, também, a diferença entre o SAV (Serviço de Animação Vocacional) e a PV (Pastoral Vocacional), e a importância de ambas se tornarem um processo único: O SAV desperta, e a PV cultiva e ajuda no discernimento vocacional. Diante isso, foi discutida a necessidade de animar vocações não somente fora, mas dentro das Congregações.

Além disso, o assessor nos ajudou a perceber os desafios que as Ordens e Congregações mais históricas têm enfrentado com relação ao número de vocações e ao envelhecimento, realidade esta, que vem atingindo a grande maioria das mesmas. Nesse ponto, o assessor nos ajudou a compreender os desafios atuais, as vocações fluidas que buscam Institutos fluidos, devido à necessidade do jovem de fazer um processo mais rápido de acompanhamento.

No segundo dia, foram muitas as colocações e dúvidas sobre as dificuldades que as Congregações, de modo geral, têm enfrentado com relação à perseverança, fidelidade e permanência na caminhada após os primeiros votos, ou a Profissão Perpétua. Em outras palavras, “a síndrome do impostor” que é, justamente, uma questão psicológica e interna que nos traz medo, por pensarmos que não vamos dar conta do que nos é pedido. Com isso, Cadu nos fez um alerta para trabalharmos em nós o autocuidado vocacional, a autoestima, a resiliência interna, para não desanimarmos e chegarmos à conclusão de que não temos vocação.

Em seguida, dando continuidade ao tema, nos apresentou os dados de sua pesquisa com os jovens formandos, sobre quais as motivações e desmotivações que eles veem dentro da Vida Religiosa Consagrada, e disse que a melhor propaganda vocacional, não são os cartões e banners, mas o testemunho.

 Diante dessa pesquisa, a maioria das respostas obtidas foram: Motivações: seguimento a Jesus, carisma e missão, felicidade, alegria e testemunho. Desmotivação: contratestemunho, poder e estruturas. Após essa colocação, tivemos um momento de conversa em duplas para partilharmos, também, nossa motivação, ou não, para continuarmos a caminhada.

Por fim, citando a fala do Papa Francisco: “Eu encorajo você a permanecer fiel à Inspiração e ‘sair’ para a humanidade ferida e descartada, com escolhas evangélicas eficazes, nascidas da capacidade de olhar o mundo com os olhos de Cristo”, nos incentivou a levarmos na nossa mochila a coragem, a motivação e a vontade de fazer a diferença.

 

Irmã Gislane Paiva Araújo

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

  • 22/03/2024

    MISSÃO DA FAMÍLIA CARMELITA DO BRASIL - ITAITUBA/PA
  • 02/02/2024

    SEMANA DE MADRE MARIA DAS NEVES
  • 11/02/2024

    CERNE 124 - CRB/NACIONAL

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência