• Nome:
    E-mail:
    Telefone:
    Mensagem:
  • Se você deseja iniciar um acompanhamento, ou conhecer melhor nosso carisma, entre em contato conosco:

    Irmãs Carmelitas da Divina Providência

    Rua Caraça - 648 / Serra

    Belo Horizonte - MG

    CEP: 30220-260

    Telefone: (31) 3225-4758

    E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
  • Nossa participação nas atividades da Comunidade “Jesus Maria e José”


    Durante o Aspirantado, na Comunidade “Jesus Maria e José”, em Marimbá-Betim/MG, nós, as Aspirantes Naiara Cristina Reis e Gislane Paiva de Araujo, pudemos participar ativamente de algumas pastorais e atividades do Projeto “São José” e da comunidade povo, que contribuíram bastante nessa primeira etapa de formação. A seguir, citamos algumas das experiências que tivemos:

     

    Pastoral da Catequese – Aspirante Gislane: “Trabalhar com as crianças do jardim, durante esse período, me ajudou a amadurecer e a desenvolver habilidades. Aprendi com a simplicidade, a espontaneidade e a alegria delas. Além disso, o convívio com os demais catequistas e os pais das crianças, me ajudou a me aproximar do povo e fazer amizades”.

     

    Pastoral do Batismo – Aspirante Naiara:“Servindo nessa Pastoral, pude ajudar na Preparação para os pais e padrinhos, refletindo o Evangelho, contribuindo na organização da Celebração do Sacramento e nos momentos de oração. Vivenciei muitas experiências com a Equipe da Pastoral do Batismo, que enriqueceram meu amadurecimento vocacional, e me ajudaram a aprofundar minha caminhada de fé.

     

    Coral Nossa Senhora das Graças: Participando do Coral de Marimbá, conhecemos várias comunidades da região, como Açude, Pimentas, Santo Afonso, Quintas do Godoy, Vianópolis e Cruzeiro. Fizemos boas amizades no grupo, aprendemos com a Coordenadora Rosiney e a Irmã Natalícia sobre os Tempos Litúrgicos, e pudemos desenvolver nossas habilidades para o canto.

     

    Encontros com os jovens: Tivemos a oportunidade de realizar, nas Comunidades de Marimbá e de Vianópolis, encontros com jovens que estavam se preparando para o Sacramento da Crisma. No primeiro Encontro, refletimos sobre o Amor de Deus, com a leitura da Parábola do Filho Pródigo, e buscamos transmitir a nossa alegria de servir a Deus e de confiar em sua misericórdia. No segundo, abordamos o tema “Vocação”, junto com a Irma Liza Helena, que refletiu com os jovens sobre o sentido da vida cristã, a importância do discernimento, para a nossa realização pessoal e profissional. Além disso, respondendo às suas perguntas, demos o nosso testemunho vocacional, contando um pouquinho da caminhada que estamos fazendo.

     

    Grupo de Reflexão: Acompanhamos o Grupo de Reflexão “Vida Nova”, com o qual rezávamos e refletíamos, a cada mês, sobre um determinado tema, preparado com carinho e dedicação pela Irmã Liza Helena. Em nossos encontros semanais, vivenciamos momentos fraternos, visitamos várias famílias, aprendemos com as suas experiências de vida, sua fé e simplicidade.

     

                Aspirantes Naiara Reis e Gislane Araújo

     

    Encontro Vocacional


    Tema: “Fazei tudo o que Ele vos disser” Jo 2, 5

     

    Foi realizado no dia 22 de dezembro, no Bairro Marimbá, em Betim - MG, um Encontro Vocacional organizado pela Irmã Júlia Antônia dos Passos, integrante da Equipe da Pastoral Vocacional, pelas Irmãs da Comunidade “Jesus, Maria e José”: Irmã Maria Natalícia de São Gabriel, Irmã Liza Helena Ramos, Irmã Maria da Conceição Vasconcelos Coelho (Ceça), Irmã Maria da Glória Melo e Irmã Terezinha Rodrigues de Lima, e pelas Aspirantes Naiara Cristina Reis e Gislane Paiva de Araujo. Participaram do Encontro seis jovens: Ana Alice, Maria Lucília, Vanusa, Tatiana, Vitória e Beatriz.

    Iniciamos com a acolhida e o cafezinho, proporcionando um ambiente de alegria e fraternidade. Em seguida, Irmã Júlia apresentou a proposta do Encontro, e conduziu o momento de oração, trabalhando um pouco o autoconhecimento, através de pequenas histórias que ajudaram na reflexão das próprias motivações e vivências.

    No momento seguinte, Irmã Liza tratou o tema “Vocação na Bíblia”, apresentando o chamado de Eliseu, seguidor de Elias. De forma interativa e reflexiva, as jovens reconheceram algumas das exigências que uma vocação específica traz consigo. Posteriormente, Irmã Natalícia e a aspirante Naiara apresentaram um pouco da Espiritualidade Mariana, fazendo reflexões sobre a relação de intimidade e familiaridade com Maria, que a Carmelita da Divina Providência é chamada a cultivar.

    Após o almoço, Irmã Júlia e a aspirante Gislane conduziram um divertido momento de recreação no jardim, com um “Caça-tesouro” e a brincadeira “O que é, o que é”. Em seguida, as aspirantes e as jovens puderam fazer uma roda de conversa, para partilharem experiências e ficarem mais próximas. Dando continuidade, Irmã Júlia e a aspirante Gislane apresentaram o Carisma, a Espiritualidade e as Áreas de Missão da Congregação. Nesse momento, as jovens puderam conhecer a origem de nossa Congregação, um pouco sobre nossas Irmãs pioneiras, além de perceber também a dinamicidade da Vida Religiosa Consagrada.

    Ao final, fizemos a Leitura Orante de um trecho do Primeiro Livro de Samuel: 3,1-10, buscando interiorizar a importância de estarmos abertas, para ouvir e discernir o chamado de Deus. Todas as jovens manifestaram a alegria de terem passado o dia, convivendo com as Irmãs, percebendo a proximidade, o acolhimento, a simplicidade de cada uma. Além disso, manifestaram o desejo de participar de outros Encontros Vocacionais.

    Agradeçamos ao nosso Pai, Deus de Amor, e à Nossa Mãe Bem-Aventurada, por esse abençoado Encontro e maravilhosa experiência na Comunidade “Jesus Maria e José” em Marimbá.

    Aspirantes Naiara Reis e Gislane Araújo

    Noviça Beatriz Marques Dias


    Sou a Noviça Beatriz Marques. Minha terra natal é Cataguases, lugar muito querido pela nossa Congregação, pois foi a primeira cidade mineira, a acolher a presença das Irmãs Carmelitas da Divina Providência no ano de 1912, onde, ainda hoje, as Irmãs Carmelitas atuam em dois campos missionários: o Colégio Nossa Senhora do Carmo e o Educandário ‘Dom Silvério’. Tive meu primeiro contato com as Irmãs ao ser matriculada por meus pais no Educandário ‘Dom Silvério’. O encantamento pela Vida Religiosa começou a partir da minha aproximação com as Irmãs, durante as atividades no Educandário. Apaixonei-me pela Vida Fraterna que levavam: reuniam-se para as orações e refeições, rezavam conosco, eram muito alegres e carinhosas.

    Assim, em 2012 fiz meu primeiro encontro vocacional, em Cataguases. A partir daí, iniciei meu processo de discernimento e, durante esse caminho de amadurecimento vocacional, ecoava em mim o que Jesus disse aos discípulos: - “Vinde e Vede!” (Jo 1,39); e que ouvi uma sábia Carmelita sussurrando em meu ouvido.
    Escutando os apelos de Deus, e desejando iniciar meu processo de formação nesta Congregação, em 2016, com a graça Divina, ingressei no Aspirantado na Comunidade ‘Obra Social São José’, em Marimbá - Betim. No ano de 2017, fiz meu Postulado na Fraternidade Carmo de Juiz de Fora. E, em 2018, tive a graça de iniciar o meu período de formação aqui no “Noviciado Nossa Senhora do Carmo”. Atualmente, em 2019, estou no Noviciado Canônico, buscando aprofundar e purificar o desejo da Consagração a Deus como Carmelita da Divina Providência.

     

    A cada dia, cresce em mim, o amor pela Família Religiosa de Madre Maria das Neves que, no mundo se faz sorriso de Deus, pois, vive com entusiasmo a Contemplação, a Fraternidade e o Serviço, testemunhando-os nos diversos campos missionários onde estamos inseridas.

     

    Com alegria, vou me entregando nas mãos do Senhor, buscando responder fielmente o chamado que Ele me faz. ‘Eu te chamei pelo teu nome, tu és minha.’ (Is 43,1) 
     
    Noviça Beatriz Marques Dias

    Vocacionada Gislane Paiva Araújo


    Meu nome é Gislane Paiva Araújo, sou natural de Viçosa, comunidade da Paula pertencente a paróquia São Silvestre.

     

    Quando tinha dez anos de idade, aprendi a rezar o terço e me aproximei mais da igreja, o que me fez sentir pela primeira vez o desejo de ser uma religiosa. Sete anos depois participando de um encontro vocacional diocesano em São Miguel  do Anta, tive meu primeiro contato com uma religiosa. Após esse encontro, Deus suscitou em meu coração o desejo por ter uma vida diferente, e, espontaneamente, passei por um processo de conversão.

     

    Em 2016, iniciei o caminho de discernimento vocacional, conhecendo uma congregação, na qual fui acompanhada por alguns meses e enfrentando algumas dificuldades  por causa da resistência de minha família.

     

    Por providência divina, conheci a Irmã Alenir Pedrosa (na época noviça) e a vocacionada Naiara Reis, que me ajudaram neste processo e me convidaram a conhecer as Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Assim, participando dos encontros promovidos pela congregação, sentia uma inquietação porque me identifiquei com a alegria das Irmãs na vivência fraterna, e, à medida que fui conhecendo a história do Carmelo, algo me tocava e me animava a perseverar na caminhada. Então decidi terminar o ensino médio fazendo o acompanhamento e ingressar no Aspirantado no ano seguinte.

     

    Hoje, fazendo a experiência no aspirantado, percebo a graça de Deus atuando em minha vida, me moldando e ajudando a crescer espiritualmente e como pessoa, buscando viver e aprender o carisma e espiritualidade da congregação.

    Vocacionada Gislane Paiva Araújo    

    Início do Juniorato - Alenir Pedrosa


    Eu sou a Irmã Alenir Pedrosa. Nasci em Viçosa (MG), mas cresci em Teixeiras (MG). Pela proximidade das duas cidades, tenho um forte vínculo afetivo com ambas, que me viram crescer e buscar o sonho de Deus para a minha vida.
     
    Conheci a Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência em 2006 e fiz um longo processo de acompanhamento vocacional que me levou em 2013 a iniciar meu Aspirantado na Fraternidade Carmo de Juiz de Fora (MG). Em 2014 fiz meu Postulado na Comunidade da Casa Provincial Madre Bernadete, também em Juiz de Fora e fiz o Noviciado na Comunidade da Casa Regional Divina Providência, em Petrolina (PE).
     
    No dia 19 de agosto de 2017, professei meus Primeiros Votos, iniciando então a etapa do Juniorato na Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência.
     
    Atualmente estou residindo em Barbacena (MG), na Comunidade Santa Teresa D’Ávila. Desde o início de outubro, atuo no Instituto Onda Gomes como educadora social, trabalhando com as crianças em oficinas de musicalização e artesanato, auxilio nas oficinas de xadrez e no apoio pedagógico. Também estou colaborando no Serviço de Animação Vocacional, na alegria de poder comunicar aos jovens o ser Consagrada como Carmelita da Divina Providência.
     
    A cada dia me encanto mais com o ser Carmelita da Divina Providência. Sinto-me entusiasmada e feliz, deixando-me conduzir pela Mãe do Carmelo, na trilha de Madre Maria das Neves.
     
    Alenir Pedrosa
     

    Vocacionada Naiara Cristina Reis


    Sou Naiara Cristina Reis, moro em Paula Cândido, Minas Gerais.

    Em 2014, participando do grupo Jovens Seguidores de Cristo pertencente à Paroquia de Santa Rita de Cássia, em Viçosa, fui aconselhada por membros do grupo a conhecer as Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Estava em busca de um aconselhamento vocacional.

    Depois dessa aproximação, fiz o primeiro Encontro Vocacional e comecei a perceber que algo estava “florescendo” dentro de mim, sentia uma inquietação feliz. Além dos conselhos das Irmãs, tive ajuda também do Diretor Espiritual do grupo JSC, Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho, que me aconselhou a esperar um tempo e terminar os estudos antes de iniciar um caminho.

    Reconheço que esse tempo de espera foi muito importante para eu fazer um bom discernimento vocacional, aprendi muito com o grupo JSC, onde tive uma experiência com Jesus, participei das atividades da Igreja e fiz verdadeiros amigos.

    Também aproveitei para conhecer as comunidades das Irmãs através de visitas, da participação em missões e dos Encontros Vocacionais. Vivenciando, assim, um pouco da fraternidade e do carisma carmelitano.

    Essas experiências fortaleceram o desejo de dedicar minha vida aos pequenos e pobres. Sinto-me atraída pelo carisma carmelitano pelo modo de viver o amor a Jesus Cristo e à Virgem Maria, pela oração contemplativa, pela alegria fraterna e pela missão junto ao povo.

    Atualmente, terminei os estudos em Viçosa e estou morando com minha família em Paula Cândido.

    Agradeço a paciência, o cuidado e o amor de todas as pessoas que me acompanharam nessa etapa. E espero animada o tempo de Deus para que eu inicie uma nova caminhada.

    Louvado seja Deus por sua imensa misericórdia e louvada seja a Virgem Maria por sua intercessão.

     

    Vocacionada Naiara Cristina Reis

    

    Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
    E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
    Telefone: (31) 3225-4758

    Irmãs Carmelitas
    Da Divína Providência