• Nome:
    E-mail:
    Telefone:
    Mensagem:
  • Se você deseja iniciar um acompanhamento, ou conhecer melhor nosso carisma, entre em contato conosco:

    Irmãs Carmelitas da Divina Providência

    Rua Caraça - 648 / Serra

    Belo Horizonte - MG

    CEP: 30220-260

    Telefone: (31) 3225-4758

    E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
  • Início do Juniorato - Alenir Pedrosa


    Eu sou a Irmã Alenir Pedrosa. Nasci em Viçosa (MG), mas cresci em Teixeiras (MG). Pela proximidade das duas cidades, tenho um forte vínculo afetivo com ambas, que me viram crescer e buscar o sonho de Deus para a minha vida.
     
    Conheci a Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência em 2006 e fiz um longo processo de acompanhamento vocacional que me levou em 2013 a iniciar meu Aspirantado na Fraternidade Carmo de Juiz de Fora (MG). Em 2014 fiz meu Postulado na Comunidade da Casa Provincial Madre Bernadete, também em Juiz de Fora e fiz o Noviciado na Comunidade da Casa Regional Divina Providência, em Petrolina (PE).
     
    No dia 19 de agosto de 2017, professei meus Primeiros Votos, iniciando então a etapa do Juniorato na Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência.
     
    Atualmente estou residindo em Barbacena (MG), na Comunidade Santa Teresa D’Ávila. Desde o início de outubro, atuo no Instituto Onda Gomes como educadora social, trabalhando com as crianças em oficinas de musicalização e artesanato, auxilio nas oficinas de xadrez e no apoio pedagógico. Também estou colaborando no Serviço de Animação Vocacional, na alegria de poder comunicar aos jovens o ser Consagrada como Carmelita da Divina Providência.
     
    A cada dia me encanto mais com o ser Carmelita da Divina Providência. Sinto-me entusiasmada e feliz, deixando-me conduzir pela Mãe do Carmelo, na trilha de Madre Maria das Neves.
     
    Alenir Pedrosa
     

    Experiência no Juniorato - Lucenir Fernandes de Araujo


    Sou a Irmã Lucenir Fernandes, natural de Unaí/MG. Atualmente resido na Comunidade Santa Teresa D’Avila, em Barbacena/MG e estou no 2º ano do Juniorato, última etapa de formação antes dos Votos Perpétuos.
     
    Desde jovem fui chamada pelo Senhor aos serviços de Pastorais na minha Paróquia em Unaí e, desde então, a partir daí deixei-me encantar por Jesus Cristo e seu Reino e esse encantamento me conduziu à Fonte do Carmelo. Essa fonte que se traduz em Oração, Fraternidade e Missão e é aqui que o Senhor me proporciona a vivenciar a cada dia o seu amor e o serviço aos irmãos através da missão no Instituto Onda Gomes e pastorais. E é bebendo desta fonte do Carmelo que procuro vivenciar o meu objetivo desde o primeiro amor que é “ser toda de Deus”, em corpo, alma, pensamentos e atitudes. Ser integralmente de Deus e voltada para todos os irmãos.
     
    Para a vivência deste ano em meu Projeto de Vida tenho como tema norteador “deixar-me envolver por seu Amor Misericordioso e transmiti-lo aos meus irmãos”.  Nele procuro realizar minhas aptidões dentro da minha realidade aqui em Barbacena nos trabalhos que me foram confiados pela Congregação no Instituto Onda Gomes, na qual estou atualmente como Diretora Tesoureira. Além disso, também desenvolvo três oficinas com as crianças, respectivamente: pintura em tecido, vagonite e teclado. Contribuo também na minha Paróquia auxiliando no serviço do Ministério da Extraordinária da Palavra, Pastoral da Comunicação, coordenadora da Catequese de adultos, o último sendo um trabalho com moradores de rua em situação de extrema vulnerabilidade social.
     
    Seguindo o carisma e exemplo de nossa Madre Fundadora, Madre Maria das Neves, busco, sobretudo:
     
    - Servir a Deus com minha vida, procurando ter sempre os olhos fixos em Jesus Cristo, em sintonia e harmonia com o Senhor pela oração, no encontro diário com a Palavra, com a Eucaristia e a vivência dos Sacramentos, estudos, aprofundamentos e na vida fraterna da comunidade;
     
    - Aos pobres e enfermos procurando ser irmã de todos,servindo seja quem for sem excluir ninguém na prática da Misericórdia do ver, do compadecer, do fazer. Busco sempre fazer-me presente, procurando e enaltecendo sempre o melhor de mim para eles, pois todos os meus dons e talentos são presentes de Deus que devem estar a serviço dos irmãos.
    Com a graça de Deus, sigo meu caminho, sempre guiada pela presença Trinitária, força constante e perene em minha vida. Sempre ciente que fui chamada a Vida Religiosa Consagrada para amar e servir e, um dia, como São João da Cruz poder dizer “Em Ti eu quero crer, te amar até morrer. Servi-te na alegria e na dor, pois ao entardecer do meu mortal viver, serei julgada pelo amor”.
     
    Lucenir Fernandes de Araújo

    Postulante Beatriz Marques Dias


    Meu nome é Beatriz Marques, estou em Juiz de Fora, na Comunidade - Fraternidade - Carmo, como Postulante Carmelita da Divina Providência. Sou natural de Cataguases-MG, Terra que viu crescer a sementinha lançada por nossa Fundadora. Sim, com apenas três Irmãs e duas Postulantes, a Família Religiosa de Madre Maria das Neves, floresceu, cresceu e frutificou nas montanhas de Minas Gerais para o coração da Igreja.

     

    Destaco, aqui, a Postulante Carolina Rosa de Abreu, ela estava junto ao pequeno grupo, e, como Religiosa, passou a ser chamada pelo nome Madre Bernadete da Imaculada Conceição.

     

    Hoje, na releitura das palavras de Madre Maria das Neves que ao morrer, referindo à Postulante Carolina, disse: “ ... morro, mas deixo um tesouro para a Congregação, na pessoa desta Postulante. ”

     

    Para mim, ser Postulante é deixar-me indagar: o que venha ser o sentido das palavras de nossa Fundadora? Que tesouro seria esse escondido, porém explicito ao coração daquela que soube ver por dentro? Ó querida Fundadora, quero, também, ouvir o que a Senhora tem para me dizer! Que eu seja simples, humilde e acolhedora para poder comunicar a contemplação, no seguimento de Jesus Cristo, “servindo-O nos pobres e enfermos! ” Para tanto quero vivenciar bem essa minha etapa formativa. Nela, descobrirei, com certeza, o que Deus quer de mim, e, no amadurecimento constante de minhas motivações chegarei ao equilíbrio entre minha vontade e a vontade de Deus para minha vida. No colo da Maria, sentirei a necessária segurança.

     

    Postulante Beatriz Marques Dias

    Vocacionada Naiara Cristina Reis


    Sou Naiara Cristina Reis, moro em Paula Cândido, Minas Gerais.

    Em 2014, participando do grupo Jovens Seguidores de Cristo pertencente à Paroquia de Santa Rita de Cássia, em Viçosa, fui aconselhada por membros do grupo a conhecer as Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Estava em busca de um aconselhamento vocacional.

    Depois dessa aproximação, fiz o primeiro Encontro Vocacional e comecei a perceber que algo estava “florescendo” dentro de mim, sentia uma inquietação feliz. Além dos conselhos das Irmãs, tive ajuda também do Diretor Espiritual do grupo JSC, Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho, que me aconselhou a esperar um tempo e terminar os estudos antes de iniciar um caminho.

    Reconheço que esse tempo de espera foi muito importante para eu fazer um bom discernimento vocacional, aprendi muito com o grupo JSC, onde tive uma experiência com Jesus, participei das atividades da Igreja e fiz verdadeiros amigos.

    Também aproveitei para conhecer as comunidades das Irmãs através de visitas, da participação em missões e dos Encontros Vocacionais. Vivenciando, assim, um pouco da fraternidade e do carisma carmelitano.

    Essas experiências fortaleceram o desejo de dedicar minha vida aos pequenos e pobres. Sinto-me atraída pelo carisma carmelitano pelo modo de viver o amor a Jesus Cristo e à Virgem Maria, pela oração contemplativa, pela alegria fraterna e pela missão junto ao povo.

    Atualmente, terminei os estudos em Viçosa e estou morando com minha família em Paula Cândido.

    Agradeço a paciência, o cuidado e o amor de todas as pessoas que me acompanharam nessa etapa. E espero animada o tempo de Deus para que eu inicie uma nova caminhada.

    Louvado seja Deus por sua imensa misericórdia e louvada seja a Virgem Maria por sua intercessão.

     

    Vocacionada Naiara Cristina Reis

    Vocacionada Paola Santana Silva


    Meu nome é Paola, sou natural de Viçosa-MG, onde resido com meus pais. Bem, desde adolescente sentia certa inquietação no que se refere à vida consagrada, mas, mesmo assim, namorei, me graduei, comecei a trabalhar, no entanto, Jesus continuava “passeando” em meu coração, até que, ao fazer o primeiro encontro “Vinde e Vede” desse ano, não tive mais como não perceber que aquela inquietação se tratava de um chamado de Deus. 

    O segundo “Vinde e Vede”, por meio do convívio com as Irmãs e as outras vocacionadas, fortaleceu minha vontade de me consagrar inteiramente à Deus, e o meu desejo de ingressar no aspirantado ano que vem.

    É encantador ver a alegria das Irmãs, elas alegram a todos, dão mais vida a vida daqueles que convivem com elas! E apesar da singularidade de cada uma, estão sempre em sintonia! Mas, também vivem um profundo silencio contemplativo, pois é dele que provem a voz de Deus.

    Enquanto vocacionada tenho estado mais próxima às Irmãs: tenho frequentado a missa na residência, ajudarei na gincana bíblica promovida por elas, além de estar sendo acompanhada pela querida Irmã Zelina.

     

    Vocacionada Paola Santana Silva

    Beatriz Marques Dias


    “Eu te resgato, eu te chamo pelo nome, tú és minha.” (Is 43,1)

    No dia 13 de Fevereiro de 2016 iniciei na Comunidade Obra Social São José- Marimbá – meu Aspirantado.

    Quanta alegria ao chegar e ser recebida pelas Irmãs da Comunidade, que me acolheram fraternalmente para esta etapa de Formação!

    Aqui na Comunidade fui inserida nos Trabalhos Pastorais que me fazem estar mais perto dos meus Irmãos em Cristo. Participo das Pastorais do Batismo (que prepara pais e padrinhos para a inserção de novos membros na Comunidade Eclesial) e do Ministério de Música (que com entusiasmo e harmonia de notas preparam os cantos das Missas).

    Na Obra Social foi confiado a mim ajudar as Irmãs em alguns dos Projetos da Obra como Oficina de Sabão Caseiro (grupo preferencialmente de idosas, onde elas recebem uma formação humana-dinâmicas- e, claro, fazemos sabão!), Obra do Berço (Trabalho Social mais antigo da Instituição que visa ajudar na formação Psicológica, Biológica, Moral e Social das futuras mamães)  e a Portaria que nos permite acolher cada pessoa que nos procura, fazendo assim como Madre Maria das Neves nos propõe, “servir a Deus, aos Pobres e aos Enfermos”.

    Estas atividades, juntamente com meus estudos do Aspirantado, fazem com que todos os dias eu renove o meu Sim... Sou muito feliz por ter escolhido a Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência para responder meu Chamado à Vida Religiosa.                                                                 

    Marimbá, 20 de Junho de 2016. 

    Vocacionada Karina Guimarães da Silva


    Meu nome é Karina. Sou natural de Alto Rio Doce-MG, mas atualmente moro em Barbacena com os meus pais.

    Meu desejo de responder ao chamado de Deus na vida religiosa surgiu desde dos 13 anos de idade, onde procurei a congregação das Carmelitas da Divina Providência.

    Mas pela questão da minha idade, tive que esperar um tempo para completar a idade e os estudos. Nesse tempo fiz experiência em outra congregação, onde permaneci até o primeiro ano de postulado.

    Deixando a congregação terminei os meus estudos, completando assim a graduação em psicologia. E fiz também a experiência do namoro durante 7 anos. Já de casamento marcado, eu senti que Deus queria algo maior do que o casamento. E resolvi então terminar esse compromisso e voltar à minha busca vocacional na vida religiosa, retornando assim, depois de 13 anos, à Congregação. Atualmente estudo com as Irmãs da comunidade de Santa Tereza D’Ávila, em Barbacena.

    Estou muito feliz nessa minha busca.

    Karina Guimarães da Silva

    Noviça Alenir Pedrosa Silva


    Ir. Rita e Alenir

    Eu me chamo Alenir Pedrosa. Sou mineira, nascida em Viçosa, mas foi Teixeiras que me viu crescer, tanto fisicamente, quanto na busca da minha vocação. Conheci a Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência aos 14 anos, e fiz um longo e profundo processo de acompanhamento vocacional que me levou em 2013 a iniciar meu Aspirantado na Fraternidade Carmo de Juiz de Fora. Em 2014 fiz meu Postulado na Comunidade da Casa Provincial Madre Bernadete, também em Juiz de Fora (MG) e atualmente faço o Noviciado na Comunidade da Casa Regional Divina Providência, em Petrolina (PE).

    Estou a cada dia mais apaixonada pela espiritualidade carmelitana e identificada com o carisma de Madre Maria das Neves. Agradeço a Deus pelo dom da minha vocação, por me sentir feliz e com o enorme desejo de comunicar as pessoas a beleza da vida carmelitana!

    Aspirante Cícera Soares Silva


    Aspirante Cícera Soares Silva

    Eu sou Cícera Soares Silva, natural de Caririaçu – Ceará. Em março deste ano ingressei na Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, como aspirante, na Comunidade de Ibimirim-PE. Senti o chamado de Deus para fazer parte desta Família Religiosa, a partir da convivência nas pastorais, na Ordem Terceira do Carmo, no Carmelo da minha cidade, onde mora um grupo intercongregacional da Família Carmelitana. Hoje sinto-me mais apaixonada na busca de viver a serviço do Reino de Deus, como a nossa Fundadora Madre Maria das Neves. 

    

    Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
    E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
    Telefone: (31) 3225-4758

    Irmãs Carmelitas
    Da Divína Providência