Visitando a terra natal de Ir. Tereza


Matriz da Paróquia de São Sebastião de Mulungu

Os dias que passamos em Mulungu-CE, foram muito significativos para Irmã Fransinette e eu, e também para o povo da Paróquia.

 

Chegando em Fortaleza, fomos bem acolhidas pelas Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Uma comunidade de Irmãs idosas com muitas histórias bonitas e engraçadas de sua missão no meio do povo.

 

Pe. Evando Alves de Andrade, Pároco de Mulungu, foi nos buscar. Em sua companhia estava Luisa, leiga missionária, que estuda em Fortaleza. Fizemos uma ótima viagem, conhecendo lindas paisagens da serra e algumas cidades. O Pe. Evando ia nos fazendo conhecer um pouco da história de cada lugar. Fomos então estreitando os laços e quando chegamos em Mulungu já nos sentíamos em casa.

 

Lá conhecemos a casa paroquial, que está em reforma e a secretaria paroquial. Seguimos para Lameirão, Terra natal de Irmã Tereza - “Nasci no dia 09 de agosto de 1878, na Vila Lameirão, distrito de Mulungu, Serra do Baturité, Ceará” - onde o povo nos esperava com carinho. Fomos com o Pe. Evando e Luisa participar da missa nas comunidades rurais de Trapiá e Rio Nilo.

 

O sábado foi um dia de intensa atividade em que pudemos conhecer Lameirão, junto com suas lideres atuantes, Conceição e Imaculada. Visitamos enfermos, tomamos refeições com várias famílias, participamos do encontro dos jovens crismandos com a catequista Necy. Nas várias oportunidades deixamos o livro da Ir. Tereza: “Resumo da vida de uma alma amante de Jesus”.  À tardinha voltamos a Mulungu junto com o Pe. Evando. Lá participarmos de um casamento na Igreja Matriz de Mulungu e da missa na Comunidade Nossa Senhora do Carmo.  

 

No domingo participamos da missa na Igreja Santa Luzia, de Lameirão, onde a equipe de liturgia fez questão da nossa participação efetiva. Assim fiquei com os comentários e Fransinette com o canto do salmo. Na hora de ação de graças os líderes nos agradeceram falando da honra e alegria de nos receber e do orgulho de ter uma filha ilustre - a nossa Irmã Tereza. Participamos da missa na Matriz de Mulungu, a mesma que nossa Irmã Tereza frequentava. Em todas as missas tivemos a oportunidade de falar um pouco de nossa Congregação e presentear as comunidades com o livro de Irmã Tereza.

 

Lameirão e Mulungu são mesmo lugares místicos pela beleza natural e pela fé do seu povo. Nesta visita sentimos toda a Congregação, amigos e Francis nos acompanhando. Foi uma experiência linda!

Irmã Joelma Gomes de Meneses

 


Comunidade de Santa Luzia - Lameirão

Encontro com os Jovens da Crisma

Visitas aos enfermos

Comunidade de Santa Luzia - Lameirão

As curvas de Lameirão...

Celebração Eucarística na Comunidade do Rio Nil

Celebração Eucaristica na Comunidade do Trapiá


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência