OUTUBRO, MÊS DE MARIA E DAS MISSÕES EM LUANDA - ANGOLA

Aqui em Luanda o mês de outubro é essencialmente mariano. No dia 08 de outubro celebramos a festa de Nossa Senhora do Rosário na comunidade da qual sou acompanhante espiritual. Fizemos uma linda novena preparatória entitulada “Maria passa à frente”. A participação do povo foi algo admirável, embora tenha sido às 06:30 da manhã a novena foi bem participada. Para o retiro espiritual da comunidade, acontecido no dia 04 de outubro, trabalhei o tema “As virtudes de Maria” desenvolvendo a reflexão sobre 09 virtudes de nossa Senhora. Foi extremamente gratificante partilhar com o povo, mulheres e homens simples, mas cheios de fé e desejo de conhecer mais profundamente sobre a Virgem Maria e as verdades da fé.

Nos dias 21 e 22 de outubro dirigimo-nos em peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Muxima (mãe do coração). “O santuário foi fundado em 1599 pelos portugueses. A palavra muxima significa coração em língua kimbundu. A imagem de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como Nossa Senhora da Muxima é a mais venerada e de maior devoção popular em Angola e em toda a áfrica, recebendo anualmente mais de 1 milhão de peregrinos”.

Seguimos de Luanda em uma caravana de 20 ônibus e micro-ônibus na manhã do dia 21 para visitarmos a casa da Mãe. Chegados lá, fiquei comovida com a fé profunda desse povo, seu diálogo com a Mãe de Deus, seu espírito de sacrifício e amor. O programa foi intenso: rosário, vigília, celebração eucarística, procissão luminosa e muitos cantos. No domingo à tarde retornamos para casa com o coração repleto de paz e de bênçãos.

Para encerrar o mês missionário tivemos uma noite de louvor e uma caminhada rezando o rosário saindo da comunidade Santa Josefina Bakhita rumo à comunidade São Domingos Sávio.

Ir. Mellina Clemente Botelho.

 


O povo junto a Mãe Muxima

A frente do Santuário

No Santuário, à beira do Rio Kwanza


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência