“Eis que estou fazendo uma coisa nova”


Equipe de Missionários

O que poderia ser razão de choro e lamento tornou-se experiências de ação de graças. Pois desde que aconteceu a passagem do furacão Mateus, ocorrido em outubro de 2016, percebe-se que aumentou ainda mais a integração e solidariedade entre os missionários brasileiros que estão em missão no Haiti, principalmente quando se trata de amenizar o duro fardo destes nossos irmãos que carregam sobre si as chagas de Cristo manifestadas nas mais duras realidades de sofrimentos. Dentre elas o descaso da saúde pois aqui não existe saúde pública e em muitas localidades o difícil acesso faz com que muitos morram de forma desumana.

Assim um dos trabalhos realizados por nós, missionários, são os atendimentos através das clínicas móveis. Desde que aconteceu o furacão no ano passado, Já foi possível realizar atendimentos em 22 comunidades e em algumas delas que ficam bem distante e impossibilitadas de passar transporte, sendo necessário caminhar de quarenta minutos a uma hora e meia carregando todos os matériais necessários para o atendimento.

Além dos brasileiros, participam também os italianos, senegaleses, franceses e haitianos. Isto faz com que o trabalho torne-se mais enriquecedor, pois na diversidade vive-se a unidade fortalecida pela corrente do amor.

Assim aconteceu nos dias 16 a 20 deste mês de outubro, mais uma etapa das clínicas móveis, ocorrido na cidade de Abaku, organizada pelos padres capuchinhos e as Irmãs de Santa Catarina de Alexandria. Da nossa comunidade participamos Ir. Goreth e eu. Pode-se dizer que é uma experiência única e indescritível, onde experimentamos fortemente a presença Deus no meio de nós. Em todas as clínicas móveis de que participei, sempre fiquei com as massagens, o que me alegra muito por perceber que um simples gesto de tocar nas pessoas as tornam tão felizes e valorizadas, pois sentem-se tratadas com dignidade. Chego a pensar que estas experiências os ajudam a fazer a experiência de um Deus misericordioso que em meio à tantos sofrimentos nunca os abandona. “Eu vi e ouvi o clamor do meu povo e desci para ajuda-los” Ex. 3, 7–8. E nós nos sentimos agraciadas pois a dor e o sofrimento dos pobres nos ajuda a sairmos de nós mesmas, nos torna mais sensíveis e nos ajuda a rezar o verdadeiro sentido da nossa consagração e missão.

Deus seja louvado por tudo que ele realizou em nós.

Ir. Ideneide

 



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência