Mandalas para Crianças


Maria Eduarda do 1º Ano colorindo sua mandala!

MANDALAS PARA CRIANÇAS (Oficina “Yoga e Meditação”)

Educandário “Dom Silvério”

 

Dentro da proposta da Oficina de Yoga e Meditação” que estamos realizando aqui no Educandário “Dom Silvério” trabalhamos com as Mandalas e queremos apresentar aqui alguns dos benefícios de se trabalhar com Mandalas.

As Mandalas têm sua origem na Índia e a palavra significa círculo ou aquilo que rodeia um centro. Visualmente se trata de um conjunto de figuras geométricas que podem representar as características do universo e se utilizam há séculos como um ponto para concentrar a meditação. 

Nos últimos anos, os especialistas começaram a se dar conta de que mais além de um símbolo espiritual e ritual, também podem ser utilizadas na educação das crianças, já que têm muitos benefícios: 

Ø  Pintar ou colorir mandalas ajuda a criança a potencializar a sua capacidade de atenção e concentração;

Ø  Melhora o controle e o domínio do corpo, sobretudo da motricidade fina, o que favorece a capacidade de escrita, desenho, de manipular objetos;

Ø  Desenvolve a paciência: colorir uma mandala requer tempo, tranquilidade e, sobretudo paciência para ir dando cor às inúmeras formas e figuras do seu interior;

Ø  Ajuda no tratamento do TDAH: o estudo ‘Meditação com mandalas com estudantes do 6º básico diagnosticados com Hiperatividade’ demonstra que crianças expostas durante dois meses a desenhar mandalas melhoraram sua concentração e sua capacidade de atenção;

Ø Estimulam a criatividade e a imaginação da criança;

Ø  Ajudam na formação da inteligência e o raciocínio;

Ø  Baixa o nível de estresse;

Ao mesmo tempo em que a criança pinta uma mandala é possível colocar uma música de fundo para que o efeito relaxante e calmante seja ainda maior. 

 

Referências: Editora de GuiaInfantil.com Disponível em:

<https://br.guiainfantil.com/blog/cultura-e-lazer/artes/por-que-as-criancas-devem-pintar-mandalas/>

 

Essa prática tem ajudado muito as crianças e as adolescentes aqui no Educandário, principalmente na concentração do que estão fazendo, tendo um pouco mais de serenidade.

Nos tempos atuais em que a agitação toma conta da vida delas precisamos buscar todos os recursos para ajudá-las no equilíbrio de suas emoções.

Ir. Michele Guimarães!



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência