PROFOLIDER XV – 2017

“Eis que estou fazendo uma coisa nova! (Is 43,19)

 

Aconteceu nos dias 04 de junho a 04 de agosto de 2017 no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília promovido pela CRB - Nacional o Profolíder XV. Participaram desse Programa de Formação um grupo de 18 Religiosas de 16 diferentes Congregações e Institutos Religiosos das seguintes Regiões do Brasil: Sul, Sudeste, Centro Oeste, Nordeste, Norte e Exterior Peru e Moçambique. A nossa Congregação foi representada por nós Irmãs Nair Cristina e Luciana Flávia que com muita alegria, gratidão e entusiasmo levamos até vocês as notícias de nossas experiências durante esses dois meses de encontro de formação.

O Profolider é um programa de formação de lideranças da Vida Religiosa Consagrada, nessa perspectiva trabalha temas específicos que visem uma experiência pessoal, humano afetiva e espiritual em vista de uma maior integração interpessoal do ser Consagrado e suas  relações com a Instituição, com a realidade atual e também com a espiritualidade e missão.

O programa oportuniza à Vida Religiosa Consagrada uma “nova geração alicerçada no seguimento e discipulado de Jesus Cristo capaz de assumir os riscos da mudança, os desafios dos tempos atuais; ressignificar o carisma fundante; gerar formas de liderança inovadoras e visibilizar nas relações os valores evangélicos. ” 

Assim, nós pudemos vivenciar durante esses dois meses várias experiências positivas de convivência fraterna e aquisição de conhecimentos estudados nos conteúdos propostos. O grupo muito animado e alegre, todas envolvidas em um melhor aproveitamento do programa em nossa caminhada pessoal e Institucional.

 Realmente foram dias em que nos dispusemos em abertura ao Espirito Santo, para assim, como Maria nos colocarmos a serviço do Senhor em seu Reino de amor, justiça e paz.

Os conteúdos foram ministrados por conceituados assessores a maioria religiosos e religiosas que estão inseridos na atualidade da Vida Religiosa Consagrada o que possibilitou de fato uma reflexão crítica e inovadora para a atual realidade histórica.

O Profolider nos encoraja a um olhar mais dinâmico e comprometido mediante aos desafios congregacionais e um posicionamento mais assertivo e com leveza nas relações fraternas. Além de nos desafiar também para uma saída de nossas estrutura acomodadas para um novo jeito de ser Consagrada envolvida com a principal causa de Cristo os pobres e marginalizados.

 Enfim, esse Programa de Formação vai de encontro com os desejos do Papa Francisco quando propõe uma Igreja em saída que vá aos porões e as periferias da sociedade e se encontre com aqueles que ninguém quer enxergar e acolher. Fazendo- nos sentir que é preciso abandonar as roupas antigas e nos vestirmos de novas vestes que priorize verdadeiramente a mística, a profecia e a missão da Vida Consagrada na Igreja de Jesus Cristo. Assim, é preciso acontecer na Vida Religiosa Consagrada “ uma profunda reforma a fim de continuar sendo sinal e profecia no mundo de hoje, caminhando junto, testemunhando a verdade com caridade e assumindo o diálogo como caminho da evangelização” (Plano de Ação da CRB Nacional - Triênio 2016 a 2019).

Por tudo demos graças ao Senhor! Agradecemos a nossa querida Congregação nas pessoas de Irmã Maria Imaculada Rezende Pereira e o seu Governo, por proporcionar esse presente em nossas vidas. Com certeza esse período de formação muito contribuiu para a nossa caminhada vocacional onde pudemos conferir o cuidado e o amor de Deus por nós. Estendemos nossos agradecimentos também as nossas comunidades “Madre Bernadete, São João Del Rei” e “Santa Teresa D’Ávila, Barbacena” que durante dois meses nos liberou para que pudéssemos estarmos disponíveis no Curso, assumindo com prontidão e fraternidade nossa missão em nossas obras.

Rezemos ao Senhor para que possamos ser propagadoras de sua mensagem de misericórdia e fidelidade, e para que possamos ser abertas e disponíveis a sua vontade para o bem de nossa família religiosa.

Irmãs Nair Cristina e Luciana Flávia



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência