Missão em Angola

A vida aqui em Angola é muito intensa, embora eu tenha pouco tempo de missão, sinto como se já estivesse aqui há 1 ano por isso é um pouco difícil selecionar o que escrever para vocês. São tantas coisas a partilhar! Vou tentar fazê-lo em pequenos tópicos:
 
1. Visita a Cassoalala
No passeio comunitário fomos a Cassoalala e visitamos as Irmãs de Jesus na Eucaristia, lá estão Ir. Aurora Côgo, Ir. Marisa Teresinha e Silva e Ir. Marisé. Elas formam uma bela comunidade com as 11 vocacionadas angolanas que com elas moram, sendo 07 aspirantes e 04 postulantes. 
Passamos o dia com elas, num convívio gostoso, partilhando o almoço e as experiências da vida missionária. Ir. Aurora iniciou a sua caminhada em Angola, morando com as Sacramentinas de Nossa Senhora chegando por aqui em 24 de dezembro de 2010, esteve com elas por mais ou menos 04 anos e fundando logo em seguida a comunidade em Cassoalala.
 
2. Congresso Eucarístico Nacional
Preparamo-nos para viver o primeiro Congresso Eucarístico em Angola, recordando os 525 anos dos primeiros batismos; os 150 anos da segunda Evangelização em Angola e os 75 anos da arquidiocese de Luanda.
Essa preparação está sendo feita através do estudo de catequeses eucarísticas que tratam dos principais assuntos relacionados à Eucaristia. Esse estudo tem em vista os pré-congressos paroquial e forâneo em maio e ainda o pré-congresso diocesano em junho, rumo ao grande Congresso Nacional nos dias 12 a 18 de junho.
 
3. Festa da Páscoa e Ressurreição do Senhor
O angolano é um povo sofrido, mas é, também, um povo que reza e, durante toda a quaresma a via sacra nas sextas-feiras foram feitas percorrendo as ruas sob o sol e o calor das 15:00 horas. Com este mesmo ardor espiritual, os diversos grupos e movimentos das comunidades da Paróquia fizeram a vigília da quinta-feira santa, durante toda a noite, animando com súplicas e louvores das 20:00 horas às 06:00 horas da sexta-feira santa. Embora houvesse o revezamento dos grupos, a maioria das pessoas ficou toda a noite, particularmente os jovens que deram um belo testemunho de fé.
Na vigília pascal tivemos o batismo de 05 catecúmenos e foi lindo ver como estavam felizes por receberem os sacramentos iniciais. Uma desses catecúmenos chama-se Maria da Conceição Júlio que carregava consigo o peso da tradição (guardava em sua casa os instrumentos da feitiçaria deixados sob sua custódia), ela não podia livra-se deles porque segundo a tradição quem se desfaz de tais instrumentos atrai a desgraça para a família e ela embora participasse da missa não recebia a Eucaristia conforme tanto desejava. Com um trabalho de evangelização e conscientização, Ir Eva e outras lideranças da comunidade ajudaram-na a livrar-se desse mito e assim ela entregou esse material do feitiço ao padre para ser queimado, desfazendo-se de tal peso e aproximando-se da mesa do Senhor.
 
4. Festa de São José Operário, nosso padroeiro.
Foi com grande solenidade e beleza que celebramos a festa da nossa paróquia São José de Nazaré no dia 30 de abril, vésperas da comemoração de São José Operário. Em missa  única, todas as comunidades estavam presentes na quadra da Escola Dom Bosco onde celebramos a Eucaristia às 07:30 horas. Na homilia o padre William Lima, SDB, ressaltou o título de São José como homem justo, qualidade reconhecida em apenas três presonagens bíblicos: Abraão, Jesus e  São José. Fazendo uma ligação com o terceiro domingo da Páscoa, o padre usou a simbologia do caminho.  Jesus se fez presente junto aos discípulos de Emaús no caminho para a aldeia, atitude esta certamente aprendida de José que era presença protetora e carinhosa junto a Maria e Jesus nos vários caminhos percorridos na história da Sagrada Família. Essa atitude de presença, Jesus também deve ter aprendido do Pai Celeste porque no caminho da vida, aconteça o que acontecer, Deus está sempre conosco. 
 
Isso é um pouco de tudo o que tenho vivido e que queria partilhar com vocês. À todas os meus votos de Feliz Páscoa na força do Espírito Santo.
 
Meu grande abraço.
Ir. Mellina Clemente Botelho. 


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência