Cáritas, carícia de Deus a seu povo!

Esta semana, de 9 a 11 de novembro estive em Quito participando da assembleia nacional da Pastoral social Cáritas Equador. Estavam presentes 2 representantes de cada Diocese ou Vicariato, um total de quase 80 pessoas. O tema foi as cáritas paroquiais: no primeiro dia, refletimos sobre a identidade e a espiritualidade que deve mover os corações de todos que somos esta rede de Pastoral social. Devemos ter um amor misericordioso que move as entranhas e socorre o próximo, como o samaritano. O assessor nos fez algumas perguntas como: Que necessidades batem a nossa porta? Que situações de pobreza vimos na última semana? Que sentimos? O que rezamos após esta situação? Que mudamos em nossa vida?

O Monsenhor Júlio Parrilla, apresentou uma análise da Igreja do Equador, com uma presença muito forte ainda de missas e sacramentos, necessitando empenhar-se mais no campo sócio político transformador.

Outro ponto foi como a Cáritas enfrentou o terremoto. Toda a Igreja e outros países se uniram para ajudar. Foi mostrado vídeos de como os missionários, religiosos/as, sacerdotes, foram e estão sendo uma presença de esperança no momento de tanta dor. Através de projetos estão sendo construídas casas de madeira para famílias que ficaram sem nada, muitos continuam vivendo em galpões. As réplicas do terremoto continuam, o povo vive na insegurança.

Retornamos a nossas realidades, sensibilizados e desejosos de nos comprometer cada vez mais com o projeto de Jesus que é vida e justiça para todos.

Irmã Gorete, 

    



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência