Tia Argélia: Arte em argila - Carmo Teresópolis

Tal como nossos antepassados indígenas, a Tia Argélia trabalhou com os alunos do Ensino Fundamental a construção de artefatos artísticos feitos com argila.

As artes indígenas são tudo o que era e é produzido pelos índios, desde antes do período de colonização.

No Brasil há uma grande diversidade de tribos indígenas que se destacam na arte da cerâmica, pinturas corporais e máscaras. Eles usam toda a sua criatividade na confecção e todas as peças têm significados que vêm dos seus antepassados para criar todo tipo de arte que carregam com as tradições de sua tribo.

Os povos ceramistas são aqueles que trabalham com argila e apresentam figuras no barro. Cada peça produzida é única, não tem outra igual.

Tribos indígenas, como a tribo indígena macuxi, da Aldeia Raposo, em Roraima, utilizam muito a argila como matéria prima de seus trabalhos artesanais.

Eles tratam, secam, peneiram, misturam, modelam e formatam, dando origem a utensílios e peças decorativas, como panelas de barro, pratos, bules, cumbucas, cuscuzeiras e farinheiras.

E esse é o principal sustento de muitas famílias indígenas. O trabalho com argila é um trabalho passado por gerações, como uma tradição, ou seja, de pai pra filho, de avó para neto, os mais velhos ensinam aos mais novos e assim a atividade se perpetua.

Argélia Mendes

Professora de Artes do Ensino Fundamental I

Colégio Nossa Senhora do Carmo

Teresópolis/RJ

Para mais fotos: http://carmotere.com.br/blog/2018/04/16/arte-em-argila/

 



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência