LIÇÕES DO RETIRO DE EDUCADORES CARMELITAS

Cataguases, 26 de setembro de 2016

 

Gostaria de compartilhar com todos as valiosas lições que tive nesses dias de estudo e meditação.

Compreendi a importância de darmos uma pausa no turbilhão de desafios e acontecimentos presentes em nosso dia a dia para nos dedicarmos ao diálogo com Deus, pois, é nesse recolhimento, que podemos escapar da rotina profissional e familiar para termos a oportunidade de, através do silêncio e da oração, refletir melhor sobre nossas vidas.

 

Em uma das motivações foi citada a frase do educador Paulo Freire que diz:

“Mulheres e homens se tornam educados à medida que se percebem inacabados.”

Pois bem, percebi que, em boa parte do tempo, estamos preocupados em buscar a realização pessoal, a prosperidade profissional e os bens materiais que a sociedade nos apresenta como comprovantes de sucesso. Nesta busca inacabável, esquecemos de agradecer e contemplar as verdadeiras riquezas que Deus nos proporciona, presentes nas coisas simples.

 

Nesse retiro, pude encontrar um pouco com mim mesmo, reavaliar minhas ações e refletir sobre o que precisa ser mudado. Nesta breve ausência de tudo, pude perceber ainda mais o valor de uma conversa com meus pais, das brincadeiras com a minha filha e do abraço demorado na minha esposa ao começar um novo dia.

 

Tivemos, nesse retiro, o exemplo da história bíblica do irmão mais novo que abandona sua sua família na busca por uma vida de conquistas e acaba, depois de anos, perdendo tudo e voltando para casa com a consciência de que a maior riqueza está bem próxima de nós, na família e nos amigos.

 

Temos que buscar a prosperidade, mas sem nos afogarmos no egoísmo e no egocentrismo, pois, é a dedicação e a doação à família e aos outros que nos aproxima de Deus.

 

São com as sábias palavras de Madre Maria das Neves encerro minhas considerações:

“A vida é curta. Vivamos com a consciência tranquila e teremos o céu perto de nós”

 

 

Prof. Magno Oliveira



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência