RETIRO DAS IRMAS JUBILADAS

UM ENCONTRO COM O PAI MISERICORDIOSO E COM MADRE MARIA  DAS NEVES – PROFETA DA MISERICÓDIA
 
Éramos vinte e cinco Carmelitas da Divina Providência, provenientes das Províncias Madre Maria das Neves, Madre Bernadete e do Regional Divina Providência, reunidas no Seminário da Floresta/JF, de 11 a 17 de setembro, trazendo na bagagem a alegria do reencontro fraterno e o desejo de estar à disposição do Senhor para um encontro profundo com a sua infinita misericórdia. 
 
Este retiro foi oferecido pelo Governo Geral e Provincial, às Irmãs Jubiladas de 25, 50 e 70 anos de consagração e às demais Irmãs que o desejassem.
 
Orientadas por Dom Roberto Lopes, Beneditino, Vigário Episcopal para a Vida Consagrada na Arquidiocese do Rio de Janeiro, fomos convidadas a percorrer o CAMINHO DA MISERICÓRDIA a exemplo de Madre Maria das Neves “Profeta da Misericórdia” e da Virgem Maria. Com seu jeito acolhedor, simples e direto de falar, pouco a pouco, Dom Roberto foi conduzindo o grupo para adentrar-se no silêncio e no tema do retiro. 
 
Ano da Misericórdia, uma oportunidade para rever nossos relacionamentos com Deus e com os irmãos, na oração, na contemplação e no serviço. Como filhas espirituais de Madre Maria das Neves, temos o dever de prolongar no tempo, seu carisma e sermos profetas da misericórdia na Igreja, junto ao povo e em nossas comunidades religiosas.
 
Recordou-nos a finalidade do retiro:
        • Rever a caminhada...
        • Fazer memória...
        • Fazer a experiência de Deus...
        • Reavivar nosso chamado e consagração como Carmelita da Divina providência.
 
E o caminho é o silêncio, para escutar, compreender e seguir com alegria, sem medo o que Deus nos propõe. Dom Roberto insistiu muito na necessidade de rever nossos relacionamentos comunitários, a retomar a cultura da mesa eucarística e da fraternidade, do encontro comunitário; cultivar a alegria de estarmos juntas, de perceber a outra; enfim, a sermos fraternas; Nossa vocação, disse ele, só acontece na oração, na doação e na gratuidade.
 
A figura da mulher na vida de Jesus e na Igreja também foi muito forte no nosso retiro. Começando por Maria, a mãe da Misericórdia, modelo de toda a vida Consagrada, a samaritana e outras. Reacendeu no coração de cada uma de nós o compromisso de divulgar a vida santa de Madre Maria das Neves, que só buscou agradar unicamente a Deus em sua vida. Ela realizou sua obra de joelhos. Era toda de Deus e dos pobres.
Com estes e outros ensinamentos levou-nos a um silêncio fecundo e salutar e, quando nos demos conta, já estava terminando o nosso retiro com o desejo de prolongar no dia a dia, esta experiência do encontro com o Deus das misericórdias.
 
O ponto culminante do nosso retiro foi a celebração Eucarística de Ação de Graças pelas nossas Irmãs jubiladas: Irmãs Hernestina de Oliveira, Arlete Ana Basso, Emília Gonçalves de Oliveira, Carmen de Freitas, Maria do Carmo Moreira da Silva, Wanilde de Mattos, Maria Edwiges Teixeira, Maria de Nossa Senhora da Soledade e Maria Heloísa de Jesus Agonizante . Cantamos rezamos e agradecemos a Deus pela fidelidade e entrega generosa de suas vidas, durante 25, 50 e 70 anos de consagração a Deus, na trilha de Madre Maria das Neves. Foi bonito ver a participação e a alegria de todas. Foi o momento culminante da Ação do Espírito Santo.
 
No domingo, pela manhã, tivemos a celebração da Eucaristia e no final, Dom Roberto fez o envio do grupo: “Vamos, com alegria, retomar o caminho para Jerusalém: nossas comunidades, levando a todos a novidade do Evangelho: Nós vimos o Senhor.
 
Irmã Solange
 


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência