Congresso Eucarístico Nacional em Belém

“Amazônia desdobra o teu braço, para a Pátria em teu seio apertar, 

e o Brasil e o Pará neste abraço oferece a Jesus, sobre o Altar”.

 

Com o coração alegre e agradecido partilho com vocês a BENÇÃO que foi o Congresso Eucarístico Nacional em Belém/Pará nos dias 15 a 21 de agosto deste ano 2016, do qual participamos Irmãs Ana Geralda e Neuza.   

        
Nosso Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castrianni criou, meses antes, a “Caravana da Fé” que seria composta de 300 pessoas entre Bispos, Sacerdotes, Leigos, Religiosos... em vista da viagem de barco a Belém para participação no Congresso. A partir dai houve encontros de preparação para os “inscritos” e muitas orações e vigílias incentivando a vivência eucarística, rezando pelos peregrinos da Caravana e pelo bom êxito do Congresso.         
O “ENVIO” solene foi na Catedral Nossa Senhora da Conceição, de Manaus no dia 07 de agosto.

A longa e linda viagem de barco começou no dia 13 de agosto e foi um tempo especial de partilha, de convivência fraterna e de profunda espiritualidade. A má acomodação, o dormir em redes, as longas filas para as refeições, os “bate-papos” até alta noite, o vai e vem pelas íngremes escadas do barco e tantas coisas fora de nosso cotidiano não foram NADA se comparados com a maravilha da natureza, dos rios e florestas, povoados e choupanas, plantações de açaí, nascer e por do sol, lua brilhante, céu azul e céu estrelado, embarcações potentes e pequenas canoas..., que contemplamos em todo o percurso da viagem. E a graça de ter cada dia a Eucaristia celebrada por Dom Sergio e outros sacerdotes presentes, a reza do Terço, a Adoração ao Santíssimo e outras atividades religiosas e de lazer inclusive exercícios físicos e massagens orientados por voluntários.  Tudo à nossa disposição e nos tornando mais contemplativos, orantes, fraternos, comprometidos!

 

Na viagem, que durou cinco dias, tivemos duas significativas paradas: na Cidade de Gurupá e em Ponta de Pedra (esta na Ilha de Marajó) onde pernoitamos. Em ambas descemos do barco com o Santíssimo Sacramento e, com o povo do lugar, houve procissão e Missa solene. Foram momentos de forte emoção com a acolhida carinhosa do povo, dos padres, do bispo Dom Teodoro Mendes Tavares. A chegada a Belém foi no dia 17 com o por do sol. Igualmente descemos em procissão com o Santíssimo e, à margem do Rio Guamar, celebramos a chegada com profunda alegria e entusiasmo.  

        

Os cinco dias do Congresso foram vividos bem espontaneamente: cada pessoa ou grupo escolhia as atividades para participar segundo seu interesse e possibilidade. Houve Missa diariamente na Catedral com a presença dos Cardeais, Bispos, Padres e, em cada tarde, a grande Celebração no Estádio Mangueirão com temas específicos e coreografias. Nosso Papa Francisco foi representado pelo Cardeal Dom Claudio Humes que presidiu todas as grandes celebrações no Estádio Mangueirão e algumas na Catedral e, como nosso Papa, foi incisivo nas homilias falando da Eucaristia como DOM, como PARTILHA, como vivência da MISERICORDIA, como compromisso com a VIDA. . .   

     
No fim de semana os Cardeais, Bispos e Padres estiveram espalhados pelas 86 paróquias da Arquidiocese atendendo confissões, visitando doentes e celebrando a Missa com as comunidades: Dia da Misericórdia!

Durante o Congresso houve variadas atividades tais como o “Grito da Amazônia” com a participação de Bispos, Padres, Religiosos, líderes de Movimentos Sociais e representações criativas das muitas formas de sofrimento do povo: trabalho infantil, tráfico de pessoas, causa indígena, poluição dos rios etc.

 
No Hangar – Centro de Convenções de Belém houve diariamente apresentações culturais, shows, Missas em outros ritos, exposições e a grande Feira Católica de Artes. E aconteceu também no Hangar, para as pessoas inscritas antecipadamente, o Simpósio Teológico sobre Eucaristia enfocando dimensões da vivência eucarística na Igreja.
Na Praça da Basílica Nossa Senhora de Nazaré foi a Missa de Encerramento onde se aglomerou uma piedosa e entusiasmada multidão. Em seguida a longa procissão até a Catedral onde houve a Benção Final do CEN 2016.

 

É difícil destacar pontos altos no Congresso, pois todo ele foi celebrado solenemente e ao mesmo tempo com grande participação popular. O conteúdo teve forte acento de compromisso cristão para o qual nos conduz a Eucaristia e como nos interpela e orienta nosso querido Papa Francisco. O destaque seria para a perfeita organização do Congresso coordenada pessoalmente pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e a acolhida calorosa do povo paraense e das comunidades eclesiais. 

         

A volta para Manaus da “Caravana da Fé” foi tranquila com outros cinco dias de viagem navegando agora mais pesadamente contra a correnteza dos rios; e sem paradas! Nós peregrinos felizes, fortalecidos e mais EUCARISTICOS! Na memória do coração a forte mensagem cantada todos os dias no Congresso: “É Belém a casa do Pão. É Brasil terra de Santa Cruz. Na Amazônia o Brasil se reúne Eucaristia à MISSÃO nos conduz!

Ir. Neuza Paiva



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência