Centenário do poeta Manoel de Barros

“Quando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas, é de poesia que estão falando.” Para homenagear o ilustre autor deste verso, que completaria 100 anos em 2016, o Colégio Carmo de Cataguases promoveu o “Sarau Literário Centenário do Poeta Manoel de Barros”. O projeto foi apresentado ontem à noite pelos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, no pavilhão de eventos da escola.

 

“O sarau oferece aos alunos a possibilidade de tomar contato com o universo criativo de determinado autor, cuja importância seja consagrada no mundo literário. O poeta Manoel de Barros, falecido em 2014, aos 97 anos, foi o escolhido deste ano, em que se comemora o seu centenário”, explicou a professora de Literatura do 5º ano, Denise de Fátima Mathias.

 

Nascido em Cuiabá, MS, Manoel de Barros transformou em versos suas memórias de menino que vivia numa fazenda no Pantanal, resgatando a pureza do olhar da criança diante da natureza e do mundo. Recebeu vários prêmios literários, entre eles, dois Prêmios Jabutis. É um dos mais aclamados poetas brasileiros da contemporaneidade.

 

Além de apresentar a biografia do autor e recitar seus poemas, as crianças cantaram seus versos, que foram musicados por Márcio de Camillo no CD Crianceiras. Dentre as poesias escolhidas estão “Autorretrato falado”, “Mundo pequeno”, “Infantil”, “De passarinhos”, “O menino que carregava água na peneira” e “O apanhador de desperdícios”. No repertório musical, sob orientação e acompanhamento do professor de Música Júnio César de Souza, as canções “Bernardo”, “O menino e o rio”, “A rã”, “Rosa Vermelha”, “O idioma das árvores”, “Sombra boa” e “Um bem-te-vi”.

 

Feliz ao assistir à culminância deste projeto, que foi apresentado aos familiares e amigos dos estudantes, a Diretora Administrativa do Carmo, Irmã Dahlia Resende, afirmou: "O sarau foi um sucesso. Os alunos brilharam. Parabéns às professoras da classe e a todos que se empenharam para o êxito do evento, muito bem preparado."

 

Luciana Mendonça de Melo



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência