JUNINTER CARMELITANO 2018

A“ íntima amizade com Aquele que nos ama torna-nos capazes de ver com os olhos de Deus, de falar com a sua Palavra no coração, de conservar a beleza desta experiência e de partilhá-la com aqueles que têm fome de eternidade”.

 (Carta do Papa Francisco aos Carmelitas, 2013)

 

Aconteceu nos dias 18,19 e 20 de maio em Mairiporã-SP, o primeiro Juninter Carmelitano do ano de 2018 das regiões Sul e Sudeste, articulado pelo Secretariado Nacional da Família Carmelitana no Brasil. Estiveram presentes 22 junioristas, frades provenientes da Província de Santo Elias e Comissariado do Paraná e duas Congregações femininas, Irmãs Carmelitas Missionarias de Santa Teresa do Menino Jesus e eu, Ir. Michele, da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, além de 3 Sacerdotes e uma Irmã formadora das Junioristas das Carmelitas M. de Stª Teresinha.

Esse encontro foi realizado na casa de encontro das Irmãs Carmelitas M. de Santa Teresinha. Chegamos na sexta-feira dia 18 a tarde e iniciamos a noite com o jantar às 18:30, logo em seguida tivemos um momento de oração e apresentação dos participantes do encontro. No sábado tivemos durante todo dia a assessoria do Fr. Claudemir Rozin, com o tema: “A DIMENSÃO MENDICANTE E AS PERIFERIAS DO CARMELO HOJE.”. Foi um tema muito bem trabalhado pelo Fr. Claudemir que nos ajudou a refletir de fato o sentido da mendicância e a identificar essas periferias do Carmelo hoje. Na noite do sábado tivemos um momento mariano, em seguida fizemos uma breve apresentação da origem das Províncias dos Frades e das Congregações femininas que se fizeram presentes no encontro, encerrando a noite com uma confraternização.

No último dia, domingo, tivemos bem cedo a Santa Missa e em seguida fizemos um passeio em São Paulo na Pinacoteca e no Museu de Artes Sacras. Foi um momento muito rico de convivência fraterna. Fechamos o encontro com um delicioso almoço no Convento dos Frades carmelitas em São Paulo.

Gratidão é o que resume essa experiência maravilhosa que vivenciamos, de poder beber da fonte do Carmelo, e de fazer parte dessa família tão bonita que é a Família Carmelitana. 

Michele Guimarães



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência