Encontro de Superioras, Diretoras e Agentes do SAV

“O Filho do homem não veio para ser servido, mas, para servir e dar sua vida”

(Mt 20,26)

 

            Vivemos um tempo intenso de formação permanente na nossa Província.

            Cada Eucaristia – um facho de luz – intensa e revigorante – a nos iluminar, sustentando o dia iniciado; a Liturgia das Horas – momento marcante – nos preparando para o repouso noturno com as Vésparas, ou Completas. Cada intervalo de refeição ou descanso – sempre um espaço para partilha e experiências e vida, de interiorização e alargamento, do que foi ouvido, experimentado, vivido, rezado. A última noite – um espaço alegre de lazer, colaborando com a “caixa” da Pastoral Vocacional.

            Assim foi o Encontro de Superioras, Diretoras e Agentes do Serviço de Animação Vocacional, realizado no Seminário da Floresta, em Juiz de Fora, de 28 de fevereiro a 03 de março.

            Iniciado à noite, após o jantar, com a Oração de Completas, continuou com a Eucaristia no dia seguinte, quando fomos alertadas: “entre vós não deve ser assim” (Mt 20, 17-28) bem no espírito de convite à conversão quaresmal.

            Nosso assessor, Pe. Valentim Fernandes de Menezes (MSC), com sua sabedoria e experiência, através de uma comunicação bem-humorada, até, hilariante, mas profundamente interiorizante, foi nos conduzindo, desde a realidade histórica até a nossa mesma realidade. Ajudou-nos a refletir, em vista da necessária e desejada reestruturação e da Pastoral Vocacional: - a nossa  Consagração para o Carisma – a Missão – a Comunidade – Liderança – Poder – Autoridade – Modelos de Vida Religiosa – Vocação primeira ao Amor – Experiências de Pastoral Vocacional.

            Muita participação e alegria, mas também sérias interrogações e buscas, através de experiências partilhadas, avaliadas, aprofundadas, sempre à luz da Palavra de Deus.

            Tudo isso nos foi conduzindo à última parte do Encontro: a prática da Programação da Pastoral Vocacional da Província Madre Bernadete e das Comunidades – revista e prevista com a participação do grupão – um material a ser enviado pela Equipe de Pastoral Vocacional.

            Louvamos a Deus, pelas vivências deste Encontro.  Agradecemos à Irmã Maria Imaculada Resende Pereira, nossa Superiora Provincial – e a todas que participaram, na sua preparação e realização. Às Conselheiras Provinciais agradecemos a presença sempre fraterna. À Irmã Dazir da Rocha Capos, nossa Superiora Geral, a sempre insubstituível presença e acompanhamento, os esclarecimentos, comunicações, notícias. À Nossa Mãe Maria, seu acompanhamento de Mestra, Irmã e Mãe terníssima!

                                   Por tudo, graças, Senhor!

 

Irmã Liza Helena  Ramos



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência