Disciplina Positiva


Livro Disciplina Positiva.

DISCIPLINA POSITIVA PARA CRIAR CRIANÇAS FELIZES

 

“Não basta amar as crianças, é preciso que elas percebam que são amadas.” 
-Dom Bosco-

 

Estamos estudando aqui no Educandário “Dom Silvério” com a equipe de Educadores o livro: “Disciplina Positiva” de Jane Nelsen. O objetivo deste estudo é de nos prepararmos para no próximo ano, adotarmos esta técnica aqui no Educandário no trabalho com as crianças e adolescentes. Apresentarei aqui o que seria essa “Disciplina Positiva” e os seus benefícios.

 

O que é a disciplina positiva?

Segundo a autora Jane Nelsen, podemos considerar a disciplina positiva como um conjunto de ensinamentos através dos quais se pretende entender o comportamento da criança e a melhor forma de abordar a sua atitude. É uma espécie de guia para aqueles que acompanham as crianças em seu processo de crescimento.

Para aplicar a disciplina positiva são utilizadas diversas ferramentas, como a empatia e a comunicação. Entendendo a criança e dando-lhe carinho e amor se estabelecem relacionamentos que servem a pais e mentores para corrigir atitudes de forma respeitosa.

Um detalhe singular desta técnica educacional está na ausência de castigos. Ela baseia seus princípios no respeito entre o adulto e a criança e na colaboração mútua, mostrando competências básicas que o pequeno desenvolve de forma autônoma sem excesso de controle, mas também sem muita permissividade. É uma forma diante da qual toda criança e adulto se sente confortável e confiante.

 

Os acordos da disciplina positiva

A disciplina positiva baseia seu funcionalismo nos acordos. Sempre de forma coerente procura-se chegar a um entendimento entre o tutor e a criança em um ambiente de regras que elas mesmas definiram que precisam ser cumpridas.

Desta forma, todo tipo de decisão é baseada na colaboração, assumindo responsabilidades que cada um aceitou previamente, tanto a criança quanto o adulto.

“As crianças são educadas pelo que o adulto faz, e não pelo que diz.” -Carl Jung-

 

O castigo na disciplina positiva

Por outro lado, o castigo é uma ferramenta totalmente descartada neste conceito da disciplina educacional. Segundo seus defensores, com esta técnica tudo que se conseguem são resultados de curto prazo, mas as consequências podem ser negativas com o passar do tempo.

Para os defensores destas técnicas, o castigo faz com que a atitude da criança seja de ressentimento, com desejos de revanche. Além disso, a criança pode se tornar rebelde demais e até mesmo retraída.

 

Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/disciplina-positiva

 

Ir. Michele Guimarães

 

 

 


Nossa Equipe de Educadores


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência