Retiro de Renovação de Votos!


Irmãs e leigas que fizeram o retiro!

Rezando as estações do coração

Do dia 1º ao 7 de agosto vivenciamos nosso Retiro para renovação de votos no Cenáculo em Belo Horizonte. Tivemos como orientadora a bem-humorada Ir. Nazaré, Religiosa do Cenáculo, que nos propôs rezar “As estações do coração”. O Retiro contou com a participação de dez pessoas, religiosas de diferentes Congregações e duas leigas. A nossa interação foi muito boa. Mesmo no silêncio o grupo mostrou-se alegre, simples e acolhedor. Assim, no primeiro dia fomos convidadas a viver um “Dia de amorização”, cultivando o amor a nós mesmas, apreciando e gostando de estar em nossa própria presença, o que foi muito bom para começarmos a entrar na dinâmica das estações interiores.

Nos dias seguintes refletimos sobre as nossas estações internas na perspectiva das estações da natureza. Primavera, verão, outono e inverno foram sendo identificados dentro e não só fora de nós. Interessante é que assim como não vivemos as estações interiores numa linearidade, também a natureza não está mais vivendo este ciclo fielmente devido às catástrofes e à violência do ser humano contra o meio ambiente. Todavia, a natureza estava lá, nos ensinando, nos encantando, nos acalmando e revelando a bondade de um Deus imenso. Sintetizando em um verbo cada uma das estações rezadas à Luz da Palavra de Deus, temos:

Primavera: Florir (o que devemos deixar florir em nós? Há uma frase que diz: “Escolhi florir, ao invés de ferir”)

Verão:Expandir (quais capacidades devemos expandir com liberdade?)

Outono:Deixar ir (o que não serve mais e que devemos descartar? Atitudes, medos, preconceitos, mágoas...)

Inverno: Refletir (como Maria, saborear as coisas boas no coração, ficar a sós com Deus e conosco mesmas).

Tivemos ainda o presente de um momento de músicas de Taizé com Patrícia, uma senhora do Rio de Janeiro que nos explicou a origem desses refrões, cantou conosco vários deles e por fim fizemos uma ciranda com o refrão “Nada te turbe”.

Agradecemos a Deus pela bela experiência e pelas inúmeras delicadezas que Ele nos destinou nesses dias abençoados!

Um abraço fraterno das Irmãs Michele e Elídia.



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência