AFINAL, O QUE É DABAR?

DABAR, que significa PALAVRA, é um curso de pós-graduação com Especialização em Bíblia, organizado pelo CEBI em parceria com a faculdade EST de São Leopoldo. A duração é de dois anos (2017/2018), com quinze dias de aulas presenciais nos meses de janeiro e julho.

 

A proposta do curso veio ao encontro do que estava em busca para aprofundar a leitura bíblica na perspectiva do método popular, com ênfase nas questões de gênero, etnia e a partir do pobre. A experiência do DABAR tem contribuído para um melhor entendimento da VIDA, abrindo meus ouvidos e os olhos para a novidade que a bíblia nos apresenta.

Neste módulo, estudamos o período do exílio, pós-exílio e exegese do Antigo Testamento. As aulas exigem leitura, trabalho em equipe e muita partilha da vida. Com isso, o grupo formado por trinta participantes, oriundos de todos os cantos do Brasil e América Latina, vem crescendo na experiência da Palavra que é VIDA e alimenta na caminhada ecumênica do povo de Deus.

 

No projeto de pesquisa e conclusão do curso, trabalhamos as novas relações de gênero a partir da Samaritana. Trazer o ícone da mulher samaritana para esse debate, enquanto porta-voz de uma grande novidade, aguça a percepção para romper com o silêncio e anunciar que ainda hoje, corpos de mulheres são traficados e escravizados. Corpos de mulheres, ainda crianças são violentados. Esse estudo quer dar ênfase a essas questões. A elaboração da temática, a partir da proposta ousada e desafiadora da Samaritana, é um convite para fazer o caminho com tantas mulheres que ainda permanecem sedentas, à beira do poço. A figura da mulher samaritana nos leva ao diálogo com Jesus. Nela temos a simbologia do poço, da água, da sede, do corpo, dos muitos maridos e da mulher sem nome que é reconhecida por seu lugar social.

 

Assim, pretendo na trajetória do DABAR, adquirir conhecimento e experiência de vida no intercâmbio com tantas culturas diferentes que se encontram na partilha da Palavra, da Mística e celebração da vida, com momentos também de inserção cultural e lazer. Sinto-me mais fortalecida na caminhada junto ao CEBI/RJ e também na atuação da rede ‘Um Grito Pela Vida’. Bem como, no trabalho onde estou inserida no atendimento a mulheres em situação de violência. Assim, busco seguir como Carmelita da Divina Providência, tendo presente a Palavra e o chão da nossa realidade. Para todos muito AXÉ!!!

 

Ir. Lúcia Torres



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência