CAMPANHA JOGUE A FAVOR DA VIDA

A Coordenadora da rede UM GRITO PELA VIDA, Irmã Eurides Alves de Oliveira, Religiosa da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, esteve com o núcleo da CRB/RJ, no lançamento da campanha “Jogue a Favor da Vida”. Com os objetivos de PREVENIR,ALERTAR eENFRENTAR o tráfico de pessoas, o pontapé inicial da campanha ocorreu no dia 31 de maio, no Corcovado, aos pés do Cristo Redentor. O evento contou com apresentação de dados sobre a realidade que envolve o tráfico de pessoas e com o depoimento de uma mulher traficada. Na divulgação da mensagem foram utilizados cartazes, distribuição de panfletos e apresentação cultural com danças e músicas. Tudo aconteceu no período da manhã e a atividade teve ampla cobertura da mídia e total envolvimento dos turistas que mesmo estando a passeio, captaram a mensagem e participaram conosco desse momento celebrativo e questionador quanto a situação de milhares de pessoas que hoje, ainda são traficadas.

 

Segundo o Ministério da Justiça, o desconhecimento da população sobre a realidade do Tráfico de Pessoas, e a pouca divulgação pela grande imprensa, colaboram para que crimes desta natureza passem despercebidos pela sociedade. Isso facilita a atuação dos aliciadores e torna as vítimas presas fáceis de falsas promessas que oferecem emprego digno e uma vida melhor, seja no exterior ou em alguma outra região do país, avaliada como mais promissora.

 

Por ocasião das Olimpíadas que serão realizadas no Rio de Janeiro, os movimentos sociais e as organizaçõescomprometidas no enfrentamento à exploração sexual e o tráfico de pessoas, em suas diferentes modalidades, estão prevendo e chamando a atenção para o aumento do riscode quemeninas/os adolescentes e mulheres, além de outras minorias, sejam abusadas sexualmente, e/ou traficadas/os para a exploração sexual e/ou laboral, para a mendicância ou casamento servil. É neste contexto que se insere a Campanha “Jogue a Favor da Vida”.

 

“Somos chamadas/os a

denunciar e combater

por meio de ações que

contribuam para tornar a

sociedade  mais consciente

deste desafio”.

(Ir. Eurides)

 

Faz-se necessário uma tomada de responsabilidade comum e uma vontade política mais forte para enfrentar esta realidade.

 

A campanhaJogue a Favor da Vida pretende ser um

chamadopara que toda a sociedade atente para esta

realidade de intervenção social e umconvite para

romper a indiferença e unir forças.


Mas, afinal: O QUE É A REDE UM GRITO PELA VIDA? É um projeto da CRB Nacional e está presente em quase todo o território nacional. Constitui-se como uma rede intercongregacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Tem por missão, sensibilizar, informar, denunciar, tecer parcerias e lutar por políticas públicas em prol da prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas. Segue a mística inspirada no projeto de Jesus, nos carismas fundacionais, na indignação profética, na compaixão samaritana, na defesa dos Direitos Humanos e na certeza de que um mundo melhor é possível.

(dados retirados do site <http://gritopelavida.blogspot.com.br>, em 05/06/2016.)


SIMPLESMENTE MULHERES!

 

Aconteceu em Brasília, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, de 10 a 12 de maio deste ano, a 4Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, organizada pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres(SPM). Na mesa de abertura apresidentaDilma Roussself,falou sobre as ações do seu governo realizadas por meio do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, hoje instinto pelo atual governo.

 

Com o tema: “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, aconferênciacontou comrepresentantesvindas/osde todos osEstadose Distrito Federal.Apreparaçãoteve inícioem 2015 com as conferências municipais e estaduais. Segundo informações da SPM, todo o processo mobilizou diretamente mais de 100 mil pessoas no debate. Além da realização de consultas que garantiram a participação com grupos que ainda encontram maior dificuldade de acesso e expressão, tais como: ciganas, mulheres com deficiência, indígenas, quilombolas e transsexuais.As meninas adolescentes também foram ouvidas em uma pré-conferência específica que ocorreu no Maranhão onde foram debatidos temas como pedofilia, abuso sexual, sexualidade e violência de gênero.

 

Questões da atualidade que perpassam o nosso cotidiano, invadem os noticiários e continuam sendo tratadas como assunto secundárioe, comocoisa de mulheres,constaram na pauta para garantir mais direitos e menos discriminação e preconceito.Haja vista, a discussão atual sobre a cultura do estupro em nossa sociedade.

 

E, em meio aos acontecimentos que paralelamente aconteciam em Brasília, no Senado Federal, que resultou no afastamento da Presidenta Dilma, as conferencistas se uniram aos demais movimentos sociais para gritar a favor da democracia, culminando com um ato público e muitas moções de repudio ao golpe e ao novo governo machista que se estabeleceu em nosso país. Tive a oportunidade de participar das manifestações e fui à Conferência como delegada, representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro, onde trabalho como Assistente Social. Essa experiência somada a tantas outras em prol da vida e defesa de direitos tem me levado a refletir e a agradecer a Deus por estar neste lugar de missão.

Lucia Helena Torres de Lima



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência