V Encontro de Assistência Social

Nos dias 26, 27 e 28 de maio, em Saquarema/RJ, foi realizado o V Encontro de Assistência Social aprofundando o assunto: Família X Instituição.
 
A Instituição do Centro Social Madre Maria das Neves recebeu a todos com muita alegria e atenção. A primeira troca de conhecimentos ocorreu com o direcionamento da Professora Márcia Lúcia de Moraes Carvalho que abordou o tema: Relação Família X Instituição: Os vários tipos de família tendo como foco principal a criança. De uma forma clara e objetiva ficou constatado que o gênero família mudou e com isso a grande necessidade de orientar, questionar e ouvir se faz ainda mais necessário. Refletir sobre os modelos de família é necessário até mesmo para assessorar as crianças, pois quando se conhece a vivência de cada uma delas, de fato, se pode ajudar. Houve uma troca de conhecimento muito positiva, pois é importante enfatizar que a família deve ser valorizada e trazê-la cada dia mais para perto das Instituições. 
 
Dando continuidade, no segundo dia foi abordado o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil pelas Assistentes Sociais, orientando e esclarecendo dúvidas pertinentes. Finalizando a noite houve a participação do Coral das crianças e a Coroação de Nossa Senhora do Carmo com a participação das crianças assistidas pela Instituição Centro Social Madre Maria das Neves e representantes das seguintes Instituições: Centro Social São José – Teresópolis/RJ, Projeto de Vida Nova de Petrolina, Educandário “Dom Silvério” – Cataguases /MG, Obra Social São José – Marimbá/Betim – MG, Instituto Onda Gomes – Barbacena/MG.
A psicóloga e psicopedagoga Denise Lima Alves veio agregar ainda mais conhecimentos a todos. Enfatizando um olhar diferenciado que se deve ter com todos, falando dos limites, autoridade e autoritarismo, transtornos e agressividade e a importância de ter a família em companhia da Instituição. Uma linda reflexão foi realizada baseada em sua fala e no texto “A Flor”, onde a atenção e o cuidado são a base para a vida de muitas pessoas.
 
A partilha das Entidades foi um momento magnífico, no qual aprendemos muito com todos os trabalhos e projetos apresentados. A noite foi realizada uma gincana onde os educadores sociais se uniram as Irmãs e se pode partilhar bons e lindos sorrisos.
 
E ficamos com uma linda mensagem do Papa Francisco para reflexão  “Ter um lugar pra ir é lar. Ter alguém para amar é família. Ter os dois é uma benção”.
 
Assim encerramos o V Encontro de Assistência Social com os corações entusiasmados para assumir com mais ardor a missão que nos foi confiada.
 
Fraternalmente, 
 
Daiana Fontoura, Educadora do Educandário “Dom Silvério” de Cataguases/MG
 


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência