Festa Junina no Carmo São José

Festa Junina! As bandeirinhas coloridas vão dando um toque especial de alegria na nossa escola. Essa festa de origem católica, que surgiu nos países europeus para comemorar os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, foi ao longo dos anos se “abrasileirando” e, hoje, já faz parte integralmente da nossa tradição popular.

      Nossa Festa Junina se realizou no dia 11/06 e foi o maior sucesso!

     Tivemos muitas barracas de comidas típicas, bebidas e de brincadeiras: bola na lata, jogo de argolas, pescaria e também um “pula pula” armado, onde as crianças se divertirem muito. Proporcionamos várias brincadeiras entre alunos de todas as idades, como a corrida do saco, a do ovo na colher, estátua, dança das cadeiras, entre outras.

     Grande parte das prendas foram doadas pelas famílias, através de uma gincana entre turmas de cada segmento. Assim, o que seria uma “competição”, virou cooperação e colaboração. As turmas vencedoras ganharão uma tarde bem animada na escola, com lanche e atração especial.

      As crianças se apresentaram com diferentes gêneros musicais do cancioneiro junino, como forró, xote, carimbó, sertanejo, entre outros, além das quadrilhas. Todos vestidos a caráter: de modo tradicional, moderno ou com caipiras customizadas.

       "Olha a cobra... é mentira!!!" Essa chamada ficou marcada na memória de todos aqueles que vivenciaram uma dança de quadrilha, na infância. Impressionante como esta dança arranca o fôlego dos que assistem e dos que dela participam. E é isso que queremos proporcionar para os nossos alunos... um gostoso resgate das festas interioranas.

      Fizemos três quadrilhas: a tradicional, para os alunos do 4º e 5º anos; a “mix”, construída pelos alunos do 6º ao 9º, com a compilação de diversos sucessos musicais; e a improvisada (sem ensaio), para pais, professores e toda a equipe de profissionais do Carmo.

     A festa estava especialmente decorada, com revelação de grandes artistas – os nossos professores, que fizeram a diferença no trabalho de equipe.Reaproveitamos muito material, reutilizamos sucata e incentivamos a confecção de roupas típicas a partir do que já se tinha em casa. Assim,  apoiamos o consumo sustentável em todas as oportunidades educativas, conscientizando cada vez mais os nossos alunos da necessidade de mudarmos nossas atitudes para salvar o planeta.

    Consideramos este evento muito importante, porque ao retomar a tradição das festas juninas, resgatamos a nossa cultura popular.

      Fizemos tudo com muito carinho e por isso, o retorno foi maravilhoso – carinhas felizes, descontração e muita diversão!!!

                                                                                                                 Karen Rocha

Diretora Pedagógica

Colégio Carmo de São José



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência