ROMARIA EM APARECIDA – PROVÍNCIA MADRE BERNADETE

Estava nos planos do Governo Provincial, já a algum tempo oferecer às Irmãs da Província uma viagem a Aparecida do Norte. Irmã Imaculada, nos comunicou e a romaria tão esperada por todas nós, aconteceu nos dias 12 a 14 deste mês de maio.       
Não faltou antecedência para uma boa organização como é o costume da nossa provincial. Vindas das várias cidades chegamos em Juiz de Fora na parte da manhã e já nos esperavam para o almoço as três comunidades: Casa Provincial, Fraternidade M. Margarida e Fraternidade “Carmo”. Foi um gostoso almoço, temperado com acolhimento, carinho, alegria e fraternidade. Às 12h, como o combinado, tomamos nossos lugares no ônibus contratado pela Província, e Ir Imaculada, sempre atenta convidou-nos para a oração da partida, pedindo a bênção de Deus e proteção de Nossa Senhora, a fim de que pudéssemos seguir com tranquilidade para o nosso destino, e foi o que aconteceu.
A viagem transcorreu na alegria e na partilha e chegamos à casa da Mãe Aparecida. Éramos 34 Irmãs. As Irmãs que não puderam ir, nos acompanharam com orações nas comunidades. Ir Dazir, sempre presente em todos os momentos na vida da Congregação, enviou-nos através da Ir Imaculada, uma mensagem de boa viagem, com pedido de orações para todas nós. 
No dia 13, participamos da missa das 9h. O Padre João Batista de Almeida, C. Ss. R., presidente da celebração e Reitor do Santuário, saudou a todos, e de modo especial, a nós, Irmãs Carmelitas pela presença. Em sua homilia, além do Evangelho, ele destacou o Centenário de Fátima, quando os videntes Francisco e Jacinta foram canonizados pelo Papa Francisco, em celebração acontecida em Fátima, Portugal, naquela manhã. Falou sobre a situação do Brasil e o que poderá acontecer com a reforma previdenciária. Lembrou-nos também a abolição dos escravos que, na verdade, ainda não aconteceu, em face às grandes dificuldades pelas quais passam os pobres, principalmente.
Nnossas Irmãs que exercem o ministério da Eucaristia, foram convidadas para a distribuição da Comunhão. Os nossos corações pulsavam de maneira diferente pela emoção pelo encantamento de tanta beleza, harmonia, silêncio, liturgia bem preparada como é de costume e uma grande multidão que, com tanta fé, estava ali rezando, participando e dando graças.
 
Terminada a celebração, após o almoço, ficamos livres para visitas, compras de algumas lembrancinhas, o que fizemos sempre em grupos. Tivemos nesta tarde, um bom tempo para rezar e tenho a certeza de que pedimos muito pela Congregação. 
No dia 14, fomos cedo para o Santuário afim de participarmos da celebração eucarística às 8h. Lá nos misturamos ao grande número de pessoas vindas em romaria. O presidente da celebração foi o Arcebispo de Aparecida, D. Orlando que nos deixou como mensagem de sua homilia, o Evangelho do dia. “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tendes fé em mim também” disse Jesus. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. 
Sendo o dia das Mães, elas não ficaram esquecidas, destacando as mais sofridas, por vários motivos. 
Após a missa, iniciamos a viagem de volta. Em profunda gratidão pela experiência vivida. 
A Mãe Aparecida nos faça cada vez mais próximas de seu Filho Jesus!
 
Irmã Maria Auxiliadora Fernandes


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência