UMA EXPERIÊNCIA GRATIFICANTE

O Centro Social Madre Maria das Neves, há anos, tem uma parceria com a Prefeitura de Saquarema antes, através de repasse de verba, que era usada para pagar as monitoras; agora, a própria Prefeitura oferece as monitoras necessárias. Este ano, com as mudanças de administração, não foi possível termos as monitoras escaladas para as Obras conveniadas do Município no início das voltas às aulas.

             O inicio das aulas foi no dia 06 de fevereiro, e sem as monitoras não seria possível recebermos as crianças. Depois de refletirmos nos prejuízos que teriam as crianças se não viessem para o Centro Social, pois não vindo para cá não iriam também para a Escola. Decidimos acolher as crianças e para isso solicitamos voluntários que pudessem nos ajudar.

             Foi uma experiência muito bonita. Eram mais ou menos doze voluntários que durante três semanas não mediram esforços para que as crianças fossem assistidas. Dividimos as crianças por idades e formamos quatro grupos; que através de atividades bastante variadas e interessantes como: parquinho, campinho, recreação dirigida na área, vídeo, narração de histórias e praia, pudemos acolher as crianças e permitir que elas iniciassem o ano escolar sem prejuízos na frequência.

             Este tempo ainda não foi suficiente, pois as Monitoras não apareceram. Procurando a Prefeita fomos informadas de que só no final de março é que teríamos as Monitoras. Decidimos por já organizarmos as turmas por séries e nas salas de aula por turmas. Para isso, contamos com três professoras que aceitaram assumir as turmas até o dia em que fosse necessário; sendo remuneradas pelo Centro Social, conforme salário da Prefeitura. E assim foi até o dia 23 de março. Ai, que alívio! Tudo foi muito bom. As crianças tiveram um inicio de ano diferente, cresceu o nosso relacionamento com as pessoas que se dispõem a nos ajudar. Agora estamos com cinco monitoras, uma auxiliar de secretaria e um ajudante de disciplina. Ainda não está tudo bom, precisamos de alguns reajustes, temos gente aqui  que não tem o perfil  para a atividade que está exercendo. Mas, estamos atentas para refletir com a Prefeitura sobre possíveis mudanças.

            Vemos nestes pequenos e novos acontecimentos a ação de Deus que nos convida a acreditar que a dificuldade na nossa caminhada é um dom que nasce da experiência de sermos amadas por Deus, que sempre nos acompanha e não nos abandona.

 

Ir.Zélia Salgado



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência