VÊ SENHOR, AQUI ESTOU...!

No próximo mês de maio faz um ano que chegamos nesta Área Missionária João Paulo II na periferia de Manaus.

Diferente do que acontece em outras situações da vida, em que, no principio, tudo é fácil e depois os obstáculos vão aparecendo, aqui os desafios foram gritantes desde o inicio mostrando a crua realidade de periferia com todas suas características de violência, roubo, vícios, sem saneamento básico etc. É uma população itinerante vinda dos recantos do Norte e Nordeste do Brasil e por outro lado uma parte nativa fiel a suas raízes culturais, religiosas, familiares; um clima quente e hostil para a saúde por sua umidade, uma Igreja viva, mas titubeante nas estratégias pastorais por causa da diversidade e pluralidade das culturas.

E nós, três Irmãs com diferentes idades já bem maduras pelas muitas décadas vividas com diferentes matizes de formação acadêmica, profissional, familiar e de estrutura mental e emocional, com experiências, sonhos e expectativas diferentes! O chamado de Deus é insistente, pessoal, direto, incisivo, sem volta: “Eu te chamei pelo nome: és minha”! E nossa resposta diária como filha e discípula: Vê Senhor, aqui estou! Neste tempo pascal, nos questiona, desconcerta e desafia a proposta de Jesus Ressuscitado aos que o seguem, mas ainda vacilam: “põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não seja incrédulo, mas fiel”.

Graças aos muitos recursos de formação e de aprofundamento, graças à nossa vida fraterna na oração e na missão, graças ao apoio e estímulo de nossas Superioras e Irmãs, graças á convivência com o povo simples e sofrido de nossas comunidades, graças á Eucaristia e à Palavra rezada e celebrada diariamente, nós Irmãs temos compreendido e vamos assimilando passo a passo este mistério da Paixão e Morte de Jesus que se prolonga na nossa vida e na vida de nossos irmãos. Estamos nos inserindo e pondo nossa mão nas chagas de Jesus hoje e assim tentamos glorificar nossas próprias chagas e nos tornarmos ressuscitadas e RESSUSCITANTES!

Para compreender nossa vida missionária nestas terras amazônicas, o único meio é VIR, VER e FICAR, ainda que por um tempo, para experimentar quão misericordioso e terno é Jesus para com aqueles que o seguem e se dispõem a gastar suas vidas por seu Reino de justiça, de Paz, de COMUNHÃO!

Todos os dias, temos a oportunidade de exclamar como São Tomé: Meu Senhor e meu Deus!

 

Ir.Neuza Paiva



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência