ASSEMBLEIA PAROQUIAL - Itaituba/PA

Nos dias 21 a 23 de abril 2017, realizamos a Assembleia Paroquial de Santana. Começamos com o café da manhã e em seguida, a oração de abertura. O pároco Frei Manuel Lima da Silva OFM dirigiu-nos palavras de acolhida e realçou a importância do evento, desde já agradecendo pelo empenho e participação dos representantes das comunidades ali presentes.

O método, Ver- Julgar- Agir e Celebrar, foi usado pra orientar nossos trabalhos na Assembleia.

O momento do VER a realidade das nossas comunidades foi feito por Frei Romualdo OC. Esse momento foi Iluminado por: Diretrizes da CNBB, explanação feita pelo Frei Manoel, OFM; pelo documento Comunidade de Comunidades, explanação feita pela Ir. Nelza CDP; pelo Plano de Pastoral da Prelazia de Itaituba, explanação feita por Frei Romualdo. Em síntese foi o lançar um olhar aprofundado sobre a realidade de cada comunidade que compõe a paróquia.  

O JULGAR  avaliou os elementos que foram levantados no primeiro passo, sempre no intuito de melhorar;

NO AGIR - fizemos a pergunta: o que queremos para a nossa paróquia até o final do ano? Planejamos, fizemos o calendário das atividades. As propostas surgiram a partir da constatação da realidade.

CELEBRAR tudo o que foi vivenciado nesse dia.

A Assembleia foi marcada pelos momentos de formação, planejamento e projeção da missão da Paróquia: “Avaliar e projetar a caminhada da Paróquia Santana é um desafio e ao mesmo tempo um momento forte de graça, onde tivemos a possibilidade de olhar para a caminhada e apontar novos caminhos”.

A assembleia foi marcada pela convivência fraterna e alegre, pela entreajuda corresponsável na participação, sobretudo pela maturidade nas reflexões dos participantes.

Frei Manoel encerrou a assembleia desejando a todos os participantes um bom dia de trabalho e crescimento, pedindo ao Espírito Santo que fizesse brotar em todos nós o espírito de pertença a Igreja, com um só coração e uma só alma.

Nós, as Irmãs, fizemos parte na equipe de preparação e organização. Confiamos que o Espírito do nosso Deus está nos acompanhando e conduzindo nesta missão.

 

Ir. Nelza Rodrigues



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência