MISSÃO JOVEM REGIONAL LESTE II


Irmã Edna com os Jovens

 

No último dia 15 de janeiro, aconteceu na Diocese de Teófilo Otoni a missa de envio dos missionários que vieram para nossa Diocese, para participarem da Missão Jovem Regional Leste 2.

A diocese de Teófilo Otoni recebeu jovens missionários de diversas arquidioceses e dioceses do regional leste 2, para realizar as missões entre o dia 14 e 21 de janeiro. A ideia do projeto, de realizar atividades missionárias no Regional, partiu dos três eixos de evangelização, votados como trabalho para Juventude. A ação tomou impulso a partir do projeto Missão Jovem, da CNBB, e se associa ao pedido do Papa durante a Jornada Mundial da Juventude no Brasil, em julho de 2013.

Nos dias 15 a 20 de janeiro, as Irmãs Carmelitas da Divina Providência receberam no Abrigo São Vicente de Paulo, sete jovens missionários da Arquidiocese de Belo Horizonte que vieram para a missão na Paróquia Nossa Senhora dos Anjos de Itambacuri/MG. O Abrigo S. Vicente de Paulo serviu de base para todos os trabalhos realizados; refeições, planejamento do dia e avaliação.  As Irmãs Carmelitas, sempre solícitas, foram essenciais para que ocorresse tudo conforme o planejamento. Também auxiliaram na acolhida, no preparo das refeições, no transporte e na hospedagem. 

Foram mais de 20 famílias visitadas pelos jovens missionários juntamente com alguns jovens de nossa paróquia mesmo debaixo do sol quente e as longas distâncias, no bairro Coqueiros (Comunidade N. Sra. das Graças), no Lauro Lopes (Comunidade São Bento), no Santa Clara (Comunidade Santa Clara)  e também na Várzea (Matriz). Foram visitados também o Lar São Vicente (asilo), o convento das Clarissas Franciscanas, a Casa da Cultura, O convento dos Frades Capuchinhos, incluindo o Museu de Arte Sacra dos Frades, Santuário Nossa Senhora dos Anjos que é regionalmente conhecido pela devoção popular trazendo milhares de pessoas anualmente em peregrinação e a igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.

Muitas atividades foram desenvolvidas durante os poucos dias de missão, Missa de acolhida na matriz presidida pelo pároco frei Reinaldo Ávila de Moura, Missa com a RCC presidida pelo Pe. Wally Soares, exibição do documentário que mostra uma realidade de Pio XII enfrentando o nazismo de Adolf Hitler contrariando a suposta aliança entre os dois. Teve também luau do Santo Terço com os Jovens, Missa de encerramento no Santuário Nossa Senhora dos Anjos presidida pelo Pe. Malvino, da diocese de Colatina, que destacou a necessidade da juventude em missão. Também houve os momentos de interação e partilha e lazer entre os jovens.

A missão encerrou-se em Itambacuri com um almoço no Carmelo e uma avaliação daquilo que foi observado e em seguida os jovens retornaram para Teófilo Otoni no dia 20.

 

Irmã Edna e Lucas Martinho - Assessores de Juventude



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência