UMA PROVÍNCIA EM FESTA

No dia 03 de dezembro de 2016, na Igreja Nossa Senhora do Carmo- Lapa/RJ a Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência celebraram os vinte e cinco anos de existência da Província Madre Maria das Neves. A Eucaristia foi presidida por Dom Roberto Lopes e concelebrada por Padre Roberto Barbosa de Melo, Frei Carlos Mesters, grande amigo da Congregação e Frei Walter, atual Prior do Convento da Lapa, ambos da Ordem do Carmo.

 

A Igreja da Lapa tem um significado especial porque aqui foi o local escolhido por Rita de Cássia Aguiar  para consagrar sua vida a Deus, aos pobres e enfermos , gerando a Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, no dia 02 de dezembro de 1899. Daí em diante ela passou a se chamar Irmã Maria das Neves.

 

A Celebração marcou um momento de gratidão a invadir sentimento de alegria, lembrando o sentido de solidariedade que nos anima na missão e nos fortalece na vivência fraterna, impulsionando-nos para uma nova travessia, com esperança. Na sua homilia Dom Roberto realçou a necessidade dos operários para a Messe. É sempre menos do que se espera na semeadura da semente da Palavra de Deus, no anúncio do Reino.

 

Estavam presentes grande número das Irmãs da Província, representantes  da Província Madre Bernadete, amigos e amigas. Em nome da CRB do Rio de Janeiro Irmã Eliane Cordeiro veio celebrar conosco. Dessas presenças destacamos a pessoa de Ir. Calixta, eleita a primeira Provincial. Ela nos dirigiu palavras sábias e animadoras, sinal de perseverança  na construção de um momento inédito da Congregação.

 

No ofertório oferecemos simbolicamente um coração com os nomes das Irmãs da Província, pedindo a graça de um coração pulsante de amor como o Coração de Jesus.

No pulsar do coração fizemos uma homenagem à Nossa Senhora, ofertando flores.pedindo a graça da ternura.

 

Pensando na continuidade da Missão passamos a tocha acesa das mãos da Irmã Judith Ferreira para as jovens candidatas Maria Larissa, Michele e Susana.

As Irmãs Dazir da Rocha Campos, Superiora Geral, e Irmã Maria de Fátima de Carvalho, ao final nos dirigiram palavras de agradecimento pela presença de todos e pelo dom que a Província é na vida da Igreja. 

Irmã Marlene Frinhani



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência