Experiências Missionárias

Nos quase noves meses em Manaus, são tantas as experiências vividas dentro e fora de nossa Área Missionária João Paulo II e nos âmbitos da Arquidiocese, que nos parece estar vivendo há anos aqui. A mente vai registrando aos poucos as grandes diferenças geográficas, culturais, climáticas...
E o coração vai amando-as e transformando-as, de lições de aprendizagem para compromissos de vida e de MISSÃO!               

Nos dias 17 a 21 de outubro deste 2016, participei da Reunião Ampliada da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, da CNBB (CMOVC) realizada no Centro de Treinamento de Lideres da Arquidiocese de Salvador/Bahia.              
Éramos em torno de 90 participantes: os quatro Bispos referentes dos organismos ligados á CMOVC: Dom Jaime Spengler, Dom José Roberto Fortes Palau, Dom João Francisco Salm, Dom Juarez Souza da Silva, O Secretario Padre Deusmar Jesus da Silva e representantes de todos estes organismos ou seja: CRB Nacional e Regionais, CNIS (Comissão dos Institutos Seculares), PV (Pastoral Vocacional) OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) CND (Comissão Nacional dos Diáconos)
CNP ( Comissão Nacional dos Présbiteros) IPV (Instituto de Pastoral Vocacional).          

Fui representando a Equipe Regional da CRB do Norte 1 (Manaus e Roraima), da qual faço parte.
Dentro dos 15 anos que acontecem estas reuniões foi a primeira vez que os regionais da CRB e da CNIS foram representados. Até agora apenas a Presidência da CRB Nacional era convocada. Isto nos fez vivenciar concretamente a dimensão eclesial da Vida Consagrada ouvindo, partilhando, sofrendo, nos alegrando e nos preocupando com os destinos da Missão da Igreja no Brasil.   

A reunião foi realizada em clima orante e reflexivo com a Celebração Eucarística diária e a Liturgia das Horas – Laudes, Hora Nona e Vésperas. Contou com uma parte formativa: “A Misericórdia na Visão Bíblica” onde o Biblista, Padre José Otacio apresentou, através de vários textos do AT e NT, a Misericórdia não como um atributo de Deus, mas como a essência de Deus: Deus é a MISERICORDIA. E a partir DELE é que surgem as MEDIAÇOES.  Nos trabalhos de grupos em cada Organismo se pontuaram as diversas mediações desta Misericórdia acentuando–a na formação inicial e permanente dos membros.               

A segunda parte da Reunião foi dedicada à Avaliação através dos Relatórios das Atividades de 2016. E a partir da avaliação foi feito o Planejamento para 2017 com projeção de atividades para os próximos anos: Seminários, Cursos, Sínodos, Assembleias... com escolha de temas, assessores e locais.        

Houve momentos bem desafiadores de reflexão e de posicionamento diante de alguns critérios de discernimento na formação inicial e permanente nos Seminários, nos Institutos, nas casas de Formação das Congregações Religiosas.    A formação em seus diversos níveis e etapas foi a tônica de toda a reunião.        

Além da experiência fraterna e alegre de participação, foi uma riqueza conhecer a dinâmica interna, os desafios, as dificuldades e também os projetos, esperanças e alegrias dos diversos organismos ligados ao CMOVC. Foi um encontro de partilha e de comunhão!            

Irmã Neuza Paiva
Comunidade Missionaria Nossa Senhora do Carmo, Manaus/AM



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência